Projetos para promover o judo para todos

Judo Magazine | 3 de maio 2020

Existem várias linhas de apoio, a nível europeu, para promover o encontro, o intercâmbio e a partilha entre atletas e clubes que desejem fazer da cooperação com outros contextos culturais uma ferramenta para o seu próprio desenvolvimento.

Não se trata apenas de organizar intercâmbios. Estes são importantes, claro. Mas o que pode dar consistência a um projeto de cooperação europeia será principalmente a vontade de aprender e de realizar algo em conjunto que implicará uma continuidade nas interações.

Condicionantes

Para concretizar objetivos neste campo importa ter em conta condicionantes que são externas a cada clube e aos atletas propriamente ditos. O calendário escolar em cada país é necessariamente um elemento a ter em conta e o período para viajar terá que ser definido em função das taxas de ocupação dos transportes e dos preços que estão a ser praticados, isto atendendo ao fato que os apoios para as viagens de deslocação são realizados na base de limites pré-estabelecidos.

Judo na parceria

Por vezes os projetos Erasmus+, por exemplo, surgem nas escolas, ou até mesmo nas universidades e, a opção que é realizada pelos mentores dos projetos é realizar as futuras atividades com parceiros que disponham de seções de judo ou praticantes da modalidade. No fundo podem ser consideradas várias entradas para este tipo de iniciativa: o judo, a escola, o projeto, a autarquia.

Judocas nas ações

Mesmo para programas que não se enquadrem nos apoios ao desporto é sempre possível desenhar uma estratégia que, tendo uma finalidade por exemplo de natureza pedagógica, pode ser experimentada com jovens portadores de um duplo estatuto: serem estudantes e judocas.

Fomos descobrir algumas iniciativas recentes no quadro do Erasmus+ e iremos certamente ampliar as nossas descobertas e reforçar esta abordagem que, no judo do futuro, deverá estar cada vez mais presente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *