Treinadores no turbilhão da simplicidade

@ Judo Magazine | CR | 9 de junho 2020 | com Cristian Bernal responsável técnico da UFAD – Judo Alvor

A UFAD-Judo Alvor não quis complicar e denominou uma ação que dinamizou em inícios de junho “Simplesmente judo” porque, apesar das exigências e das inúmeras interrogações que os treinadores e dinamizadores da modalidade são portadores, tudo o indica, a simplicidade e a espontaneidade podem ser uma resposta eficaz para promover processos de desenvolvimento.

Cristian Bernal, dirigente e treinador da agremiação de judo com sede em Alvor, antecipou a nossa curiosidade sobre os objetivos das iniciativas que estão a decorrer no universo   específico dos treinadores de judo afirmando “O objetivo principal é criar um espaço de conversação para treinadores no qual se consiga abordar temas que ajudem ao desenvolvimento das suas competências nas diferentes áreas”.

Temas importantes

O Simplesmente Judo foi, apesar de tudo, uma fórmula de orientadores para orientandos. Os dinamizadores Rui Vieira (ex Diretor Técnico Nacional), Eduardo Garcia (Árbitro Internacional), Hector Nacimiento (Treinador olímpico em Rio 2016) e Roberto Naveira (Diretor Técnico da Federação Galega de Judo), apresentaram um tema relacionado com a importância do ne waza e do uchi komi para os atletas de competição.

“Foram apresentações muito enriquecedoras e de qualidade que sem dúvida vão ajudar os treinadores a preparar os seus atletas com novas ideias” adiantou o técnico da UFAD-Judo Alvor.

Cooperar

O enfoque na cooperação e nos intercâmbios parece estar a ganhar força e Cristian reforçou a ideia da “importância de um espaço de conversação para treinadores, como se faz nos outros desportos, para partilhar conhecimentos e estilos de judo que existem nos diferentes clubes e países”.

O Projeto “Simplesmente Judo” poderá ter continuidade com outras ações a realizar no futuro. Cristian Bernal afirma que “Nestes tempos de pandemia e de medidas especiais, quer em Portugal quer em  Espanha e noutros países da   América Latina, existe um interesse em cooperar e nós vamos procurar criar condições para que tal se concretize”

Foto©UFAD-Alvor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *