Presidente da FIJ felicita os clubes de judo portugueses

@ Judo Magazine | Mensagem do Presidente da Federação Internacional de Judo à Judo Magazine

Demos a conhecer à Comissão de Ética da FIJ – Federação Internacional de Judo os projetos e as iniciativas dos clubes portugueses que foram credenciados com a Bandeira da Ética e que colaboraram com a ©JM no relato das suas experiências, partilhando com aquele organismo internacional as peças escritas da nossa Revista Online e valorizando os diversos domínios das experiências do 4judoProject, da Turma dos Judokinhas, do Grupo Desportivo Gonçalvinhense – Secção de Judo, do Judo Clube da Marinha Grande e de Judo Clube de Portimão.

Mensagem do Presidente Vizer

O judo é um desporto olímpico orientado por valores e princípios que constituem a pedra angular do código de ética dos judocas, código que os acompanhará por toda a vida.

Coragem, respeito, modéstia, amizade, honra, sinceridade, autocontrole e polidez-modos apropriados formam os valores-chave do código moral do judo. Os valores do Judo e do espírito olímpico são os elementos centrais da conduta ética de cada judoca e de cada membro da Família do Judo, na qual equidade, igualdade, fair play, inclusão, integridade estão bem presentes e estruturam uma atitude não discriminatória em relação ao género, à raça, à nacionalidade, à religião ou a outros domínios.

A ética é primordial no meio desportivo, a nível dos decisores, bem como dentro e fora do tatami, promovendo empatia, tolerância e respeito de uns pelos outros. Especialmente, nestes tempos difíceis e desafiadores, os princípios do judo constituirão uma marca de solidariedade e de resiliência.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para felicitar todos os clubes de judo em Portugal pelas suas iniciativas, esforços continuados e dedicação, realizados ao serviço da nossa modalidade desportiva, antes e durante a pandemia de Covid-19, numa autêntica demonstração de unidade e de amizade.

Marius L. Vizer | Presidente da Federação Internacional de Judo

23 de junho de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *