Cooperar sem fronteiras

@ Judo Magazine | 18 de Julho 2020 | DOSSIÊ – Novos Territórios do Judo | Entrevista a Cristian A. Bernal – UFAD-Judo Alvor

Em mais um tema dos Novos Territórios do Judo fomos ao encontro de Cristian A. Bernal que para além das responsabilidades que assume no clube UFAD – Judo Alvor integra e dinamiza uma plataforma de cooperação internacional que agrupa clubes de judo de diversos países e até continentes,

Procurámos saber, tendo por base a experiência do Grupo de Cooperação Internacional que está a desenvolver iniciativas diversas com destaque para a formação online, se já existe uma sistematização das experiências em curso e se alguma avaliação já terá sido realizada sobre o impacto que terá nos clubes e no desenvolvimento da modalidade em cada país.

Judo Magazine (JM) – O que leva clubes de áreas territoriais tão diferentes a juntarem-se e a unirem esforços?

Cristian A. Bernal (CB) – A vontade de crescer, de aprender e uma motivação para continuar a trabalhar pelo judo. O conceito de intercâmbio cultural e desportivo sempre foi uma mais valia. Por isso é importante ter opiniões diferentes. 

JM – Quais são as principais dificuldades na criação e na dinamização deste tipo de iniciativas?

CB – A dificuldade que se pode encontrar é o fuso horário, temos que encontrar forma de todos participarem e que seja num horário válido para todos, do resto como em tudo trata-se de uma adaptação às circunstâncias. 

JM – Quais são os grandes ganhos desta cooperação?

CB – A aprendizagem geral, as formas de trabalho on-line, e as novas formas de comunicação. Foi uma constante de aprender e de conhecer formas diferentes de trabalho em diferentes continentes. 

JM – Que recomendações faria para clubes interessados em avançar com formas de cooperação internacional

CB – A recomendação é “fazer”, procurar intercâmbios que nos ajudem em outras áreas, manter estas relações para que no futuro os nossos atletas aproveitem e cresçam como judocas, desportistas e pessoas.

A título de exemplo destas abordagens colaborativas noticiámos na Judo Magazine uma jornada internacional organizada em torno de uma sessão de formação que José M. Urrea da Judo Suchil (Madrid) orientou no dia 6 de junho 2020, sessão apresentada como “Online Training – for Coaches – Judo for Youngs”

A própria base organizativa da jornada, que assentou num Grupo Internacional de Cooperação agregador de vários países como Uruguai, Espanha, Argentina, Brasil e Portugal, constitui per si um sinal de mudança nas fórmulas convencionais de promover e organizar iniciativas de formação. Os clubes portugueses que estão a participar na experiência são a Associação 4 Judo (Aveiro), a Associação Académica de Coimbra (Coibra) e a UFAD – Judo Alvor (Algarve).

Conhecimento em rede

A perceção que o conhecimento em rede será inevitavelmente uma das exigências para o desenvolvimento da modalidade está a ganhar terreno e a encontrar mecanismos de auto-organização que no futuro serão ainda mais dinâmicos, admite-se.

© Fotos UFAD – Judo Alvor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *