SOLIDARIEDADE| O que têm os 90 de especial no coração?

@ JUDO Magazine | Líbano pós-explosões | Juventude nas praias pela sustentabilidade ambiental

Nas ruas de Beirute pegam em pás e vassouras e ajudam como podem nos detritos da catástrofe. São 50. Nas areias das praias lusas sacos de plástico e luvas servem de material de limpeza ao longo do areal. São 40. Aí estão elas e eles, na ação, de sorriso nos lábios e empenhados como se fosse um uchi-komi de longa duração. São 90 judocas que cuidam dos outros porque apropriaram-se desta ideia simples: juntos e solidários, somos mais fortes.

Relata-nos a FIJ – Federação Internacional de Judo, que como nós esteve em contato com a Federação Libanesa de Judo, que a estrutura coordenadora local do judo empenhou-se numa ação comunitária de solidariedade.

“Imediatamente após a explosão, o Presidente, o Secretário-Geral da federação e um grupo de cerca de 50 voluntários visitaram as áreas mais afetadas, munidos com pás e vassouras. Trabalharam para limpar os vidros quebrados das janelas partidas protegendo as molduras de metal, movendo os móveis danificados e recuperando o que ainda era reutilizável.

Os vidros de Beirute


“Os nossos judocas estavam tão determinados a ajudar que alguns deles, nomeadamente crianças pequenas, insistiam em fazer o trabalho pesado. A nossa equipa de voluntários mostrou que os valores do judo são particularmente importantes revelando a sua coragem, amizade, modéstia e cortesia. Trata-se de uma forte mensagem do Judo pela Paz, lado a lado com seus irmãos e irmãs afetados de Beirute ”, disse o Presidente Saade.

O lixo da Praia Velha

O Judo Clube da Marinha Grande em parceria com o Instituto Português da Juventude com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) com a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e com a autarquia da Marinha Grande desenvolveram no dia 12 agosto uma ação que reuniu aproximadamente 40 jovens, comemorando o Dia Internacional da Juventude.

A atividade realizou-se na Praia Velha, São Pedro de Moel, cumprindo as indicações da Direção Geral da Saúde.

Os participantes de forma dinâmica e interativa realizaram na praia uma recolha de lixo e aplicaram um questionários aos veraneantes no âmbito da questões ambientais.

Fontes: FIJ e JCMarinha Grande @ fotos FIJ e JCMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *