ELEIÇÕES FPJ | Lista única é liderada por Jorge Fernandes

JM | 14 setembro 2020 | Eleições na FPJ a 10 de outubro. A primeira vez que escrevi sobre Jorge Fernandes foi há uma trintena de anos quando no diário O JOGO relatava diariamente as provas e os acontecimentos da modalidade. David contra Golias foi o título da peça que fazia menção da capacidade do então atleta coimbrense fazer face e derrotar opositores com pesos bem mais elevados.

Sempre que me cruzo ou tenho oportunidade de interagir com Jorge Fernandes este recorda-me com gentileza e saudade esse pequeno acontecimento jornalístico. Hoje todos temos a sensação que estas provas do passado, marcadas por fortes desigualdades à partida, influenciaram significativamente este dirigente do judo nacional que soube captar a simpatia e o respeito dos seus pares numa modalidade que nem sempre se pode gabar da união e do consenso.

Uma liderança com autoridade

Com a apresentação da lista candidata com o apoio de 51 dos 61 delegados e de 13 das 17 associações distritais, o David do passado virou Golias e o judo tem agora uma líder cuja autoridade será certamente consolidada com o ato eleitoral de 10 de outubro.

A lista, numa primeira observação generalista, peca claramente por não incorporar um número razoável de mulheres contrariando a tendência na modalidade de ver atletas, árbitras, treinadoras e dirigentes a afirmarem-se pelas suas competências e até capacidades únicas de em determinadas situações lançarem a modalidade em novos territórios. A Telma, a Bárbara, a Patricia, a Rachele, a Joana, a Yahima ,,,, bem é melhor não continuar, não estarão bem representadas neste elenco, cujo valor não está em causa, como é evidente.

Dar oportunidades à Igualdade de género

Certamente numa próxima oportunidade este elemento menos positivo será corrigido. Esperemos que entretanto as abordagens á Igualdade de Género evoluam no corpo federativo.

A FJP anunciou a situação eleitoral depois de terminado o prazo de entrega de listas aos Órgãos Sociais no seguintes termos:

FPJ informa

Terminado o prazo de entrega de listas candidatas aos Órgãos Sociais da Federação Portuguesa de Judo, apenas foi apresentada a Lista do atual Presidente Jorge Fernandes, subscrita por 51 dos 61 Delegados e apoiada por 13 Presidentes das 17 Associações com assento na Assembleia Geral.

A ausência de oposição nas Eleições do dia 10 e o forte apoio por parte das Associações e dos Delegados, revela a grande união que se vem vivendo no Judo, que o Presidente Jorge Fernandes e a sua Equipa conseguiram alcançar ao longo destes 4 anos de mandato que está a findar. Aliando a esta União, o maior desenvolvimento de sempre, também a nível dos resultados desportivos.

O Elenco candidato único às Eleições do dia 10 de outubro, é o seguinte:

Presidente Jorge Fernandes

Direção
Vice-Presidente – Joaquim Sérgio Pina
Tesoureiro – Manuel Pinto
Secretário Geral – Vanda Pêgo
Vogal – Raul Valente

Mesa da Assembleia Geral
Presidente – Carlos Andrade
Vice-Presidente – Sandra Godinho
Secretário – Alberto Costa
Secretário – Telmo Alves

Conselho de Arbitragem
Presidente – Nuno Carvalho
Vogal – Francisco Rodrigues
Vogal – Carlos Duarte
Vogal – José Nunes
Vogal – Rogério Ribeiro

Conselho Fiscal
Presidente – Victor Antunes
Vogal – José Barroso
Vogal – José Vieira

Conselho de Justiça
Presidente – António Martins Borrego
Vogal – Ana Sofia Cabral
Vogal – Cândido Gentil Silva

Conselho de Disciplina
Presidente – Hélder Lourenço
Vogal – Alexandre Oliveira
Vogal – Pedro Jorge

Fonte FPJ

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *