FPJ |Orientação para reinício das competições de judo
JM | 18 setembro 2020 | Com Catarina Rodrigues – Diretora de Atividades da FPJ| A Federação Portuguesa de Judo indo ao encontro da evolução da pandemia de COVID-19 e das orientações das autoridades divulgou orientações precisas para a retoma competitiva.
“Devido à situação de Pandemia que se vive em Portugal é necessário ser prudente e adotar medidas de contingência para retoma das competições de judo.
Assim, a Federação Portuguesa de Judo, de acordo com as Orientações da Direção Geral de Saúde, divulga um conjunto de medidas a adotar na retoma competitiva.
Normas para Competições de Judo a partir de setembro de 2020.
Normas Gerais
Seguir as recomendações gerais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Direção Geral da Saúde (DGS), designadamente a Orientação n.º 036/2020 de 25/08/2020, atualizada em 04/09/2020, assunto “Covid-19: Desporto e Competições Desportivas”:
- · Lave as mãos regularmente.
- · Mantenha pelo menos 2 metros entre pessoas.
- · Evite tocar nos olhos, nariz e boca.
Certifique-se que cobre a boca e nariz com o cotovelo dobrado ou lenço quando tossir ou espirrar. Em seguida, deite o lenço usado imediatamente no lixo e lave as mãos.
Fique em casa em isolamento mesmo com sintomas menores, como tosse, dor de cabeça, febre leve.
Espetadores
A presença de público nas competições desportivas é determinada pela legislação em vigor, de acordo com parecer técnico da Direção Geral da Saúde, sustentado na evolução da situação epidemiológica.
Instalação Desportiva
Elaborar e implementar plano de contingência próprio para a COVID-19 (entidade gestora do espaço onde decorra a competição).
Criar circuitos de circulação com uma entrada e uma saída, de forma a evitar cruzamento e mantendo distanciamento social (distanciamento físico mínimo de pelo menos dois metros entre pessoas em contexto de não realização de exercício físico e desporto).
Deve ser providenciada a colocação de dispensadores de SABA, junto às receções, entradas e saídas dos espaços de prática de desporto e outros locais estratégicos, de fácil acesso.
Evite filas em qualquer lugar (entrada, bares, lojas …)
A alimentação deve ser fornecida de acordo com os princípios do distanciamento social.
Os pagamentos devem ser feitos sem dinheiro tanto quanto possível.
Atletas, Treinadores e Organização
Todo o agente desportivo envolvido no evento deve apresentar o termo de responsabilidade anexo a este Protocolo devidamente preenchido e assinado.
Todo os atletas inscritos no evento devem fazer prova de um teste SARS-CoV-2 molecular-biológico negativo (CPR). Teste não deve ter mais de 48 horas- do momento das pesagens
Qualquer declaração ou falsificação de documento é suscetível de procedimento disciplinar e/ou participação às autoridades administrativas ou judiciais competentes.
O uso de máscara é obrigatório para todos os participantes. Exceções: atletas no tatami durante a competição. A utilização de máscaras pelos atletas no aquecimento, fica ao critério de cada atleta.
Todos os participantes devem manter uma distância de 2 metros em todos os momentos, exceto para os competidores durante os combates e o aquecimento quando haja necessidade de contacto físico.
O aquecimento com contacto físico deve ser feito preferencialmente com UM ÚNICO PARCEIRO, e deve estar circunscrito, salvo situações excecionais, a atletas do mesmo clube.
Zonas Desportiva
Zona de aquecimento, balneários devem ser limpos com água e sabão regularmente. Nos balneários deve haver água, sabonete e papel.
Os balneários devem ser suficientemente grandes para garantir, o distanciamento social. Isso significa que todos devem poder se distanciar pelo menos a 2m.
A zona de espera para os judocas após o controle do judogi deve ser grande o suficiente para garantir uma distância social de 2m com os judocas do combate anterior e do seguinte.
Os elementos do staff da zona de controlo e zona de espera, devem usar máscara, higienizar as mãos e utensílios com frequência.
A área de aquecimento deve ser tão grande como possível. Deve ser possível utilizar área principal para o aquecimento matinal. O Programa da prova deve tentar, sempre que possível, que os atletas não tenham que efetuar o aquecimento todos na mesma mancha horária.
Se um membro de uma delegação não se sente bem e mostra sintomas de COVID-19 deve ser isolado e a “Equipe de Prevenção Covid-19” deve ser informada imediatamente.
Etapas adicionais, como testes, etc. devem ser organizadas por esta equipa em colaboração com autoridades de saúde locais de acordo com os regulamentos da DGS.
A cerimónia de entrega de medalha deve decorrer sem contato, privilegiando-se o uso de ritsu-rei (saudação de pé).
Todos os locais devem ser ventilados.
Pesagens
Deve-se tentar alargar o tempo de pesagem, usando horários para cada categoria.
As balanças devem ser desinfetadas depois de cada atleta subir para a balança, usando desinfetantes fornecidos pela organização.
Todos os atletas, árbitros e staff envolvidos nas pesagens devem usar máscaras.
Arbitragem
O árbitro deve tentar manter distância tanto quanto possível e nunca deve tocar os judocas, exceto em situações excecionais de arbitragem (nomeadamente, situações de Sonomama e Yoshi) ou limitar esse contacto ao mínimo possível no caso das competições paralímpicas, relativamente aos judocas B1.
O árbitro deve usar máscara mesmo em situação de arbitragem.
Sorteio
Se a sala for ventilada e suficientemente grande, permitindo 2 m distância entre todos os participantes, o sorteio pode ser realizado de forma presencial. De outra forma, o sorteio deve ser realizado com o formato virtual.
Alimentação
Catering (participantes, funcionários, VIP, …) de acordo com as regras de distanciamento social.
As refeições devem ser servidas individualmente ou embaladas, não em estilo buffet”.
Fonte FPJ