ÉTICA | Bandeira hasteada nas Torres
JM |25 setembro 2020 | Bandeira da Ética | As mais recentes certificações com a Bandeira da Ética, estatuto e selo atribuídos pelo IPDJ no quadro do Programa Nacional para a Ética Desportiva, contempla o município de Torres Vedras que inaugura uma modalidade particularmente interessante de gestão e animação das relações com as associações e clubes locais tendo a referência da ética como elemento do processo.
O facto de ser um Programa e não entidades dinamizadoras da prática desportiva constitui uma novidade que certamente terá reflexos nas políticas municipais de apoio ao desporto e à atividade física nos próximos tempos. No fundo a Bandeira da Ética pode vir a representar uma mais valia para as políticas locais associando ética e comportamentos de inclusão e cidadania por parte dos praticantes nas diversas localidades.
Programa de Promoção da Ética no Desporto
O município oestino divulgou a atribuição do galardão nos seguintes termos
“O “Programa de Promoção da Ética no Desporto” da Câmara Municipal de Torres Vedras foi reconhecido com a Bandeira da Ética. A certificação do Instituto Português do Desporto e Juventude reconhece o trabalho desenvolvido pelas instituições comprometidas com a ética no desporto.
O “Programa de Promoção da Ética no Desporto” promove a ética desportiva junto dos agentes desportivos do Concelho, dividindo-se em três eixos: “Promoção da Ética Desportiva nas Associações Desportivas do Concelho”, “Campanha de Promoção da Ética Desportiva” e “A Ética na Escola”. Este programa considera um conjunto ações de estímulo à implementação de medidas e remete para o “Programa de Apoio à Atividade Física” a possibilidade de aplicação de penalizações nos apoios financeiros a atribuir, sempre que se verifiquem situações de comportamentos que atentem contra os valores do desporto e da ética desportiva.
Torreense e Física certificados
No Concelho, o Sport Clube União Torreense e a Associação Física e Desportiva de Torres Vedras também possuem esta certificação.
A Bandeira da Ética é dirigida a todas as entidades que pretendam que seja reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto. Os proponentes podem requerer a certificação de projetos, iniciativas, departamentos ou da própria entidade no seu conjunto de atividades, sendo a certificação atribuída válida por dois anos”.
Fonte: IPDJ e site CMTV @foto site CMTV