INTERNACIONAL | Provas adiadas pela UEJ face à evolução da pandemia

JUDO Magazine | 13 de outubro | CALENDÁRIO INTERNACIONAL | A União Europeia de Judo tomou algumas decisões sobre o regulamento de provas e sobre o calendário das competições previstas até final do ano, ajustando a programação à mais recente evolução da pandemia de COVID-19 no continente europeu.

As datas mais relevantes não sofreram alterações desde os adiamentos do mês passado, o Grand Slam de Budapeste está confirmado para o período de 23 a 25 de outubro e o Europeu de Seniores mantém-se em Praga nos dias 19, 20 e 21 de novembro.

Num comunicado recente a UEJ refere de forma específica as provas adiadas e clarifica alguns critérios estabelecidos para a realização destas atividades.

Cinco provas adiadas

“A União Europeia de Judo (UEJ) anunciou o cancelamento de mais cinco eventos desportivos devido à recente evolução negativa da pandemia de COVID-19, tendo ainda reagendado uma das provas do calendário. Duas iniciativas previstas para Porec, na Croácia e para Málaga, em Espanha do projeto Olympic Training Center, estágios para atletas de alto rendimento de toda a Europa, foram canceladas.

O European Judo Open e o A-Examination da Federação Internacional de Judo, marcados para Málaga, foram cancelados. A Cadet European Judo Cup prevista para a capital croata Zagreb e a Junior European Judo Cup em Lignano, na Itália, deixaram de ter enquadramento na Agenda europeia podendo ser realizadas, mas sem o estatuto de prova europeia. O Campeonato Europeu Sub-23 continua agendado para Porec mas as datas de realização passaram para os dias 9 e 10 de novembro.

Segunda vaga de COVID-19

A UEJ já tinha cancelado quatro provas europeias no mês passado. “Como a segunda vaga de contaminação foi-se espalhando pelo continente europeu e vários países estão a tomar de novo medidas com restrições mais severas, está a tornar-se difícil para os atletas viajarem e participarem em torneios, sem antes adotarem os procedimentos próprios da quarentena”, adianta um comunicado da UEJ. “Foram introduzidas alterações nos regulamentos da UEJ para o reinício das competições a nível europeu”

Segundo a UEJ os organizadores podem providenciar testes de antígenos para as equipas à chegada, desde que sejam realizados por uma instituição certificada que garanta os resultados. No entanto, este tipo de teste não pode substituir um teste de reação em cadeia da polimerase necessário para entrar no país que organiza o evento desportivo, o primeiro serve apenas para a entrada na competição.

Calendário

“As indicações relativas ao Campeonato da Europa Sub-23 e ao Campeonato da Europa de Juniores estão definidas e serão publicadas até o final da semana. Porec vai acolher o Europeu de Juniores menos de uma semana antes do Campeonato Sub-23. O Campeonato Europeu de Judo realiza-se em Praga e está agendado para os dias19, 20 e 21 de novembro.

O circuito mundial – World Judo Tour – da Federação Internacional de Judo regressa com o Grand Slam de Budapeste de 23 a 25 de outubro 2020.

Fonte UEJ, InsidetheGames; FIJ

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *