CLUBE-RJ | Dia mundial do judo pela voz da Carolina

JUDO Magazine | 28 de outubro 2020 | Dia Mundial do Judo | Carolina Sacavém, Jovem Repórter do Judo, atleta e dinamizadora de comunicação no Grupo Recreativo Gonçalvinhense é a voz da JUDO Magazine e do seu clube de coração nesta jornada tão significativa para os judocas de todo o mundo. Carolina aproveita para felicitar a Federação Portuguesa de Judo pelo seu 61° aniversário e exprime, por essa via, a vontade dos judocas de Portugal

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Judo, um dia que inevitavelmente governa a vida de todos os judocas.

Celebra-se não só o judo na sua parte teórica e prática, mas todos os praticantes que crescem com os ensinamentos desta modalidade. Se há algo que este dia nos ensina é que os valores essenciais do judo, enfatizados diariamente pelo nosso nobre Mestre Jigoro Kano, não se aplicam só à vida dentro das quatro paredes do dojo ou a partir do momento que se saúda o tatami, mas nos nossos conflitos pessoais, na nossa maneira de ser e estar, e, particularmente, nos nossos laços com outras pessoas.

Ninguém se pode intitular de judoca se não souber aplicar os ensinamentos desta arte marcial à sua vida e à de todos que o rodeiam.

Todavia, o Dia Mundial do Judo também pretende louvar todos os senseis, todos os profissionais de arbitragem, todos os que organizam os nossos eventos até mesmo aos que praticam a modalidade por gosto e a usam para se tornarem mais equilibrados, fisicamente e emocionalmente.

Este dia auxilia-nos a relembrar a história desde a criação do judo aos dias de hoje, e compreender que as maiores mudanças na forma como o judo é ensinado hoje em dia devem-se às pessoas que o praticam.

Elas têm todo o poder para ditar tanto o presente como o futuro.

Este é um dia que não pode passar despercebido sem antes incitar reflexão em todos os que celebram este evento todos os anos.___Num momento tão complicado como o que vivemos é essencial estarmos cada vez mais fortes e juntos. Esse tem sido o nosso foco, tal como é possível observar no vídeo seguinte.Aproveitamos também para felicitar a Federação Portuguesa de Judo pelo seu 61° aniversário

Video GR Gonçalvinhense

SOBRE O AUTOR | Editor