BANDEIRA DA ÉTICA | O périplo da gratidão

JUDO Magazine | 3 de novembro 2020 | Bandeira da Ética | 4judo | Os valores, no judo, são chamados à colação de forma sistemática para ilustrar a ideia-força que atribui à modalidade um potencial de promoção de uma filosofia de vida junto dos seus praticantes, muito para além da mera dimensão desportiva.

Por vezes esta abordagem peca por exagero e os atributos que são imputados aos processos pedagógicos no treino, e fora dele, são unilaterais. Mas, trazendo as bruxas à conversa (Yo no creo ebrujas, pero que las haylas hay), há um domínio de atuação relacionado com os comportamentos sociais no qual o judo é inquestionavelmente uma escola: a gratidão.

4Judo em movimento

Esta iniciativa que relatamos da Associação 4Judo, que percorreu um a um, com a Bandeira sa Ética na mão, todos os clubes e entidades que contribuíram para a conquista desta distinção, constitui a demonstração de evidência do que acima afirmámos. Gratidão.

Deixemos a palavra aos protagonistas deste gesto que enobrece toda a modalidade e que a este propósito escreveram:

A viagem da Bandeira da Ética como forma de agradecimento.

Aproveitámos um excerto do texto de Carlos Ribeiro da Judo Magazine, que define de forma muito simples e objetiva o nosso trabalho. “O 4judo Project tem o seu espaço de expressão e de expansão no distrito de Aveiro. Anda por aldeias e terras do Baixo Vouga como uma formiguinha que labuta pacientemente e colhe o fruto do seu trabalho através de pequenas vitórias que vai conquistando dia após dia. O que o faz mover é, por um lado, uma relação umbilical ao judo, modalidade de paixão dos seus promotores e, por outro, os princípios e valores que extravasam o território das relações interpessoais e invadem o tatami de forma coerentemente organizada.”

Esta bandeira também é vossa

Não podemos deixar de agradecer a todos os que fazem parte da nossa história. Esta Bandeira também é vossa.

A 4Judo fez questão de, à semelhança da chama olímpica que percorre um caminho até chegar ao local onde se realizam os Jogos Olímpicos, levar a Bandeira da Ética a todos aqueles que, em conjunto, fizeram com que este processo fosse possível.

O lema deste ano para o dia mundial do judo, “Juntos somos mais fortes”, encaixa que nem uma luva em todo este trajeto.

O nosso eterno agradecimento, aos Pais, Familiares, Amigos, Judocas, Agrupamento de Escolas de Eixo, Junta de Freguesia de Eixo-Eiról, Casa do Povo de Esgueira, ADREP- Associação Desportiva Recreativa e Educativa da Palhaça, AME- Associação de Melhoramentos de Eixo e Restaurante “O Púcaro” que, com frequência, nos apoiam e acreditam no nosso trabalho.

Sem vocês isto não era possível!”

Fotos © 4Judo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *