PRAGA 2020 | Britânicos não vão aos Europeus devido à evolução negativa da pandemia
JUDO Magazine | 10 de novembro 2020 | Campeonato da Europa de Seniores
A Federação Britânica – British Judo Association – tomou a decisão de não enviar atletas a Praga, a capital da República Checa na qual se realiza o Campeonato da Europe de Seniores, já nos próximos dias 19, 20 e 21 do corrente mês.
A razão desta decisão prende-se com o agravamento muito significativo da pandemia de COVID-19 naquele país da Europa Central. São em média 15000 novos casos diários, o que altera a visão construída na primeira vaga que a situação estaria completamente controlada.
Depois de uma reflexão e de uma debate muito aceso no decorrer da reunião convocada propositadamente para verificar as condições de uma participação segura nos Campeonatos de Praga, o Grupo de Acompanhamento que regula a Retoma do Judo e a avalia os Riscos das Competições Internacionais considerou ser mais prudente não enviar atletas à capital checa.
Prudência na decisão
A British Judo Associations declarou no final do encontro “Após longas e difíceis discussões, foi unanimemente acordado que, devido às preocupações sobre o aumento dos riscos relacionados com a pandemia de Coronavirus no Reino Unido, na Europa e, especificamente, na República Checa, a British Judo, infelizmente, tomou a difícil decisão de retirar toda a Delegação da Grã-Bretanha do Campeonato Europeu Sénior de 2020, com efeito imediato”.
A BJA fez questão de sinalizar que “esta decisão não foi tomada de ânimo leve, no entanto, conforme comunicado anteriormente, a saúde e a segurança da nossa equipa e dos seus familiares prevalecem sobre todos os outros aspetos”
Fonte BJA – British Judo Association