INSTITUIÇÕES | Treinadores de Setúbal otimistas, mantêm a atividade reinventando-a

JUDO Magazine | 13 de novembro 2020 | Associação Distrital de Judo de Setúbal (ADJS)
Vieram de várias localidades do distrito de Setúbal, com imensos esforços para estarem presentes numa Reunião Técnica que decorreu em Almada, os treinadores de judo dos clubes locais realizaram um balanço da atividade da modalidade e projetaram ações futuras tendo em conta orientações da ADJS.
Com 20 elementos em representação de 19 Clubes da Associação de Setúbal o encontro serviu para partilhar experiências e para consolidar, entre pares, algumas bases comuns de funcionamento nos clubes sendo certo que há matéria que é consensual como o uso de máscaras a partir dos 11 anos e a aplicação de regras sanitárias rigorosas.
Os treinos estão a decorrer com segurança, de forma condicionada no contacto e no distanciamento físico, mas estão a funcionar.
Na reunião prevaleceu um espírito de união e de solidariedade como refere o Diretor Técnico Distrital Nelson Trindade “Vivemos tempos difíceis devido ao agravamento da pandemia, que nos obrigam a deitar para trás tudo o que nos pode separar e encontrar tudo o que nos possa unir para trabalharmos pelo mesmo fim, princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei), que diz respeito à importância da solidariedade humana para o melhor bem individual e universal”.
Associação vai funcionar
Quando as situações se complicam importa que as estruturas de coordenação e de apoio respondam aos apelos dos seus associados. Neste caso na reunião de Almada a ADJS pela voz de Nelson Trindade declarou “Este é o momento dos Clubes, mas a Associação somos todos nós, por essa razão, é fundamental que o Associativismo funcione em pleno, e vai funcionar, ficou bem claro! Julgo que o esforço e empenho destes treinadores que tem vindo a ser realizado, deixa uma clara mensagem de otimismo face ao futuro, porque mesmo nestes momentos muito difíceis, como ninguém nunca esperou passar, o Judo tem conseguido manter a sua atividade com toda a segurança reinventando-se”.
Confiança dos pais
No encontro esteve bem presente quanto é decisivo que “Mães e Pais, continuem a ter confiança em colocar os filhos/as a praticar Judo, os nossos Mestres estão preparados para oferecer a melhor prática desportiva, mesmo em condições de grande condicionalismo, mas que lhes permitirá desenvolver as capacidades fundamentais para uma boa evolução no crescimento, desenvolvimento físico e mental.“, e consequentemente, toda a ação futura vir a ter essa preocupação central de construir uma base de confiança mútua.
“A Associação somos todos nós“

Estiveram presentes:
- 1. Renato Morais/Presidente da Direção da A.D.J. Setubal
- 2. Nelson Trindade/Diretor Técnico da A.D.J.Setúbal
- 3. Jorge Afonso/G.C.Sul e A.D. Quinta Chiado
- 4. Pedro Rodrigues/A.Chushin
- 5. Nerydson Quaresma/S.F.O.A. e C.C.D. Paivas
- 6. Marco Morais/J.C. Pinhal Novo
- 7. Virgínia Pinto/S.R. Figueiras
- 8. Fernando Quintino/G.A.C. Caparica
- 9. João Filipe/S.F.U.A.Piedense
- 10. Tito Grilo/S.F.U.A.Piedense
- 11. Horácio Nunes/A.J.Barreiro e G.D. Fabril
- 12. Artur Moura/C.C.R.Alto Moinho
- 13. Miguel Almeida/J.C. Pragal
- 14. Manuela Trindade/J.C. Pragal
- 15. Carolina Trindade/J.C. Pragal
- 16. Jorge Bernardes/C.J. Montijo
- 17. João Navalho/BeJudo
- 18. Bruno Palma/St.P.School
- 19. Andrey Kolesnikov/I.F.C. Torrense
- 20. Bruno Xavier/C.R.Charnequense e Judo4Kids
Fonte ADJS | Fotos ©ADJ de Setúbal