FORMAÇÃO | O que devem saber sobre alimentação os atletas de alta competição

JUDO MAGAZINE | 25 novembro 2020 | Formação | Associação de Judo do Distrito de Santarém

O tema da nutrição no desporto surge como uma das áreas de maior desenvolvimento nas mais recentes abordagens científicas, o que justifica a dinamização de ações de formação sobre o tema. Acontece que o impacto desta área temática vai bem mais longe que o universo dos desportistas.

Em 2016 a Direção Geral de Saúde lançou uma publicação sobre o assunto na qual destacava “Em Nutrição no Desporto são abordados, entre outros temas, a relação da alimentação com o rendimento e a recuperação do exercício através de estratégias nutricionais bem escolhidas e individualmente planeadas. Este manual pretende resumir estas estratégias, focando-se no cálculo das necessidades energéticas do atleta, do tipo, quantidade e momento de ingestão nutricional e de fluidos para manter e promover uma ótima saúde e adaptação ao treino

Manuel Nutrição e Desporto
DGS

As intervenções nutricionais em situações específicas para um atleta, como a hipertrofia muscular e a perda de peso, foram também abordadas, assim como, de uma forma resumida, a temática e a problemática da suplementação desportiva.”

Ação de formação

São estes campos de reflexão e de desenvolvimento que a AJDS vai promover através de uma iniciativa formativa, já no dia 29 de novembro ao longo de toda a jornada, sob orientação da formadora Magda Borges que é uma Engenheira Alimentar que promove a alimentação consciente.

Vejam por exemplo um apontamento sobre este tópico de uma alimentação mais informadas e baseada em conhecimentos específicos “Que o leite de vaca tem bastante cálcio muita gente já tá cansada de saber. Acontece que a biodisponibilidade desse cálcio no leite é muito pequena, e no final das contas esses nutrientes não apresentam o equilíbrio adequado para nosso organismo absorver o cálcio e utilizar na formação de ossos. Mas, se o leite não é uma fonte adequada de cálcio, onde podemos obter esse nutriente?Uma receita bem simples com uma fonte de cálcio, vegetais verde-escuros! Quando cozidos de forma adequada, esses vegetais são uma ótima fonte de nutrientes. Eles apresentam cálcio e magnésio em equilíbrio e contribui muito na formação de massa óssea.

Magda Alves, formadora

Magda Alves irá abordar vários temas na ação de formação, nomeadamente:

  • Funções dos nutrientes e alimentos
  • Alimentação Racional
  • Alimentação para atletas de alta competição – necessidades específicas em pré-treino, treino e pós treino
  • Suplementos alimentares para atletas de alta competição
Magda Alves | Formadora

Para mais informações contactar a AJDS.

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