PROJETOS |Judocas da Madeira interagem com Hong Kong, Uganda, França e Polónia

JUDO MAGAZINE | 5 de dezembro 2020 | Projetos | Madeira

Elizabete Silva apresenta-nos um projeto que valoriza o judo como uma modalidade que facilita a educação para a paz e que cria pontes com jovens de todo o planeta.

por Elizabete Silva*

O “The Peace Crane Project” é um projeto integrado no Projeto Living Peace International. Trata-se de um percurso de educação para a paz, liderado por uma organização internacional que apresenta diversas atividades na procura e reflexão da paz junto a todos aqueles que querem participar.

O Projeto Peace Crane convida cada aluno/atleta do planeta a dobrar um guindaste de origami, escrever em português e Inglês mensagem de paz nas suas asas e, em seguida, trocá-la com outro aluno noutro lugar do mundo. O projeto ajuda a construir amizades, com o objetivo de fortalecer a coordenação olho-mão e habilidades de escrita, ensina geografia e permite o contato dos alunos com novas línguas e culturas. 

Contribuir para a formação integral dos nossos jovens

O projeto fortalece e incentiva os jovens a fazerem a diferença na sua comunidade, no seu país e no mundo. Nas salas de aula professores, treinadores, alunos, escolas, clubes, grupos comunitários e indivíduos são bem-vindos. 

Como professora e treinadora que acredita na paz e no judo, e que podemos através dos valores da modalidade: a amizade, a honra, a cortesia, a sinceridade, o respeito, a honestidade, a gentileza, a coragem, a modéstia, o autocontrole, o fairplay; desenvolver e sensibilizar os nossos atletas/alunos a refletir e, com pequenos gestos, contribuir para a formação integral dos nossos jovens. Devido ao facto de gostar de organizar atividades que juntam alunos/atletas e que os incentiva a partilhar a envolverem-se noutras iniciativas, inscrevi todas as instituições com as quais trabalho a participar no projeto. Participam a minha Escola dos 2+3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade – Campanário, o Clube Judo Brava e o Judo Quinta Grande (Associação Cultural e Desportiva da Quinta Grande).

Partilhamos com jovens instituições de outros países

A modalidade de judo é, assim, um meio para educar também para a paz. Promover atividades/eventos internos no clube com a partilha, o convívio e educar para a paz educa para a vida.  Posteriormente, trocar fotos, atividades, origamis que construímos e partilhamos com jovens instituições de outros países, com mensagens em português e Inglês aumenta o alcance dos valores trabalhados em cada local. Já temos contacto com escolas e instituições de Hong Kong, Uganda, França e Polónia, por exemplo, de forma a aproveitar o melhor da globalização e da diversidade de contactos que a mesma nos concede.

E os desafios do Living Peace continuam, com atividades de partilha para a época natalícia, “Um gesto de paz: eu pinto uma metade; você pinta a outra”. #paintwithme, #pintacomigo.

*Elizabete Silva, 2º DAN, professora, treinadora, coordenadora, dirigente, atleta.

Publicado In Madeira, Ribeira Brava| Editado CR – Judo Magazine | Fotos © Elizabete Silva

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *