CLUBES | Havemos de ir a Viana!

JUDO MAGAZINE | 11 de dezembro 2020 | Clubes | JUVIANA

Ó meu amor, algum dia
Havemos de ir a Viana
Se o meu sangue não me engana
Havemos de ir a Viana

Um clube inspirador, cheio de vitalidade e de boa disposição que enaltece os afetos e a cultura. Um abraço que é enviado a toda a comunidade judoca pelo coletivo, pelo Joaquim Guerreiro e fortemente reforçado pelo João Sousa, um atleta do clube que nos convida a uma reflexão sobre o próprio período natalício.

“O Judo Clube de Viana do Castelo, é um clube de afectos, de partilha, de crescimento conjunto e de projectos.
Somos solidários com o judo, mas amigos de princípios.
Este é um período que importa defender e dar visibilidade ao Judo, que se mantém de pé, provando a sua resiliência, mas também, o seu valor como um desporto com cultura, com história e formador.” apresenta-se o Juviana.

Celebrar a esperança


“É preciso celebrar o momento importante que se vive e o espírito de Natal que é comungado por todos, mas celebrar também a esperança de que proximamente retomaremos a nossa vida com a liberdade desejada e abraçaremos o desporto e o judo em particular, como veículo da nossa afirmação e do nosso fortalecimento.
Uma imagem de alegria, de coesão e de esperança com e através do Judo é o que o nosso clube alcança e deseja a todos.
Um Feliz Natal e um Ano Novo cheios de atletas a treinar.” mensagem dos minhotos para o país e para o a comunidade judoca.

E o atleta João Sousa, reforça

Enquanto seres sociais, todos nós temos a necessidade de pertencer a grupos. As equipas são grupos privilegiados onde podemos estabelecer relações sociais com pessoas que são semelhantes a nós. 

Os laços que florescem ao longo do tempo têm um papel fulcral na dinâmica dos clubes, bem como na adoção de emoções positivas nas vidas dos atletas, no seu âmbito desportivo e também pessoal.

Enquanto elementos de uma equipa, temos a responsabilidade de   investir nas relações pessoais de forma reciproca, para consolidar um propósito que irá fomentar a motivação, para concretizar e consolidar objetivos e metas coletivas.

Emoções positivas

 Devemos nos consciencializar de que as emoções positivas estão relacionadas a um melhor desempenho, quer a nível coletivo como a nível organizacional de um clube, já que o contágio pode servir como um motor de combustão para o sucesso da organização.

 No clube Juviana existem hierarquias em que os membros mais antigos das equipas têm ensinamentos muito relevantes para transmitir aos judocas recém-chegados para consolidarem a sua integração e começarem a traçar o seu percurso. Sem duvida que os clubes que procuram a qualidade máxima, precisam de bons lideres, neste caso os treinadores são quem define o rumo que deve ser seguido.

Concentrem-se no que é verdadeiro

Nesta quadra Natalícia procuramos através desta foto deixar uma mensagem importante para todos nós. Para que se abstenham da loucura consumista e do oportunismo comercial e que se concentrem no que o verdadeiro espirito natalício significa para as pessoas e para as famílias.

Valorizar a paz e a generosidade é compreender o verdadeiro significado de Natal. Presenteie os seus amigos e familiares com o seu amor.

Texto (segundo) escrito por João Sousa, judoca do clube Juviana 1º KYU. Fotos © Juviana  | Poesia- excerto Cunha Pimentel Ho Mello Pedro Da

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *