2020 | Treinadores, mesmo sem Clinic os objetivos foram cumpridos

JUDO MAGAZINE | 17 de dezembro 2020 | 2020 – ANTJ Rui Veloso

Olhar de forma retrospectiva para o ano 2020 apresenta-se como uma operação nada fácil. Realizar um balanço é sempre um processo de avaliação face a objetivos estabelecidos e metas quantificadas na fase de planeamento. Mas as regras da ação avaliativa estão fortemente prejudicadas, neste ano que está prestes a terminar, atendendo ao fator pandemia.

Nestes termos as considerações de Rui Veloso sobre o trabalho realizado ao longo do ano pela ANTJ valem pela valorização do enorme esforço despendido e pela garantia de uma continuidade empenhada no ano que se aproxima.

Por Rui Veloso, Presidente da Direção da Associação Nacional de Treinadores de Judo

Aposta na formação

Adianta o dirigente da associação nacional de treinadores “A promoção e organização de ações de formação contínua assumem-se, há muito, como áreas fortes da Associação Nacional de Treinadores de Judo (ANTJ). Estas ações, a par de outro tipo de intervenções, concorrem, inequivocamente, para a defesa e valorização dos seus associados.”

E sobre a especificidade de 2020 relativiza as dificuldades e aponta que “Este ano não foi exceção, já que, apesar de todos os condicionalismos decorrentes da pandemia, a ANTJ não deixou de realizar formação. Na impossibilidade de realizar todas as ações previstas no seu plano (e.g., Clinic anual), foi desenvolvido um enorme esforço para realizar as que se apresentavam como exequíveis”.

Preferência pela formação presencial

E em termos de balanço geral “Apesar das circunstâncias, privilegiamos a formação presencial, por entendermos ser mais eficaz e, também, pelo facto de já haver uma enorme oferta de formação online.

O apoio local foi, como sempre, imprescindível. Associações distritais, clubes, agentes do judo local e autarquias, demonstraram uma enorme colaboração. O Princípio do Benefício e Prosperidade Mútuos (Jita Kyoei) diz que deve ser assim… A forte participação dos treinadores, assim como dos formadores convidados, valorizou e deu significado às ações realizadas. Em 2021, a ANTJ não baixará os braços e voltará com mais formação.”

Rui Veloso – Associação Nacional de Treinadores de Judo

Foto © ANTJ

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *