FPJ promove estágios de katas e veteranos e UEJ faz hansokomake às mulheres no judo

JUDO MAGAZINE | 17 de dezembro 2020 |Federação Portuguesa de Judo e União Europeia de Judo

O calendário vai ser preenchido de forma soberana se atendermos à recente convocatória da FPJ para estágios em Coimbra com realização até ao final do ano. Veteranos e katas entram na Agenda atendendo à importância que vai ser dada pela própria União Europeia de Judo a estas duas vertentes da modalidade.

Coimbra acolhe estágios da FPJ

O Estágio de katas será orientado por Fausto Carvalho que é o atual Presidente da Comissão de Graduações da FPJ enquanto que os veteranos serão acompanhados tecnicamente por Luís Monteiro e Fernando Seabra.

O programa do estágio de katas que se realiza nos próximos dias 28, 29 e 30 de dezembro 2020 foi divulgado nos seguintes termos:

  • Dia 28, segunda-feira
  • 14h30 – 16h30 – Nage-No-Kata – Sessão Prática (Pavilhão de Cernache)
  • Dia 29, terça-feira
  • 10h00 – 12h00 – Nage-No-Kata – Sessão Vídeo (Hotel D.Luís)
  • 14h30 – 16h30 – Katame-No-Kata – Sessão Prática (Pavilhão de Cernache)
  • Dia 30, quarta-feira
  • 10h00 – 12h00 – Katame-No-Kata – Sessão Vídeo (Hotel D.Luís)

Fausto Carvalho

Por sua vez o Estágio de veteranos tem a seguinte calendarização:

Congresso da UEJ

Congresso da UEJ online

Entretanto a Federação Portuguesa de Judo participou no 72º Congresso da União Europeia de Judo que elegeu uma nova Equipa de Direção Executiva. O Congresso realizou-se a distância, através de meios digitais tendo contado com a participação de 48 representantes nacionais.

Catarina Rodrigues, que também é diretora de atividades na FPJ e Jane Bridge da Grã- Bretanha, eleita Vice-Presidente da UEJ, são as duas únicas mulheres a integrar um elenco composto quase exclusivamente por homens.

Duas mulheres em 16 diretores, é obra!

Esta tendência para colocar nos órgãos dirigentes e executivos os leaders de estruturas federativas que por sua vez são compostas maioritariamente por homens, tem dificuldade em ser invertida e pelos vistos não incomoda, nem os eleitos nem os eleitores já que a unanimidade aconteceu de forma natural e nem sequer houve referência ao assunto.

Neste Congresso as mulheres do judo europeu terão sofrido mais uma derrota fora do tapete.

Organigrama do Executivo da UEJ

Foto destaque, Catarina Rodrigues reconduzida nas funções de Diretora Desportiva (3º mandato consecutivo, reconhecimento da sua comprovada competência) e Martin Poigner – Presidente da Federação Austríaca, agora em funções executivas na Direção da UEJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *