DOHA 2021 | Valeu o sorriso de Bárbara, o resto foi festa coreana, japonesa, francesa e georgiana.

JUDO MAGAZINE | 12 de janeiro 2021 | Daho 2021

Quando foi trocar de calças, em pleno confronto com a coreana Kim, Bárbara Timo ainda riu da situação. Foi a única festa lusa numa jornada dominada pelos coreanos, japoneses, franceses e georgianos.

A segunda jornada do Masters de Doha que envolveu as categorias de peso de -63 kg e -70kg na prova feminina e -73kg e -81kg na masculina foi marcada por uma melhoria geral em termos competitivos, com blocos finais ao mais alto nível e com algumas surpresas pelo meio. Os atletas portugueses não ultrapassaram as fases iniciais da prova sendo eliminados prematuramente.

Anri Egutidze

Anri Egutidze, o representante português na categoria mais pesada dos competidores masculinos venceu o seu primeiro combate contra Khalil Rebahi, um atleta local sem experiência e sem histórico em provas internacionais, aliás um combate sem qualquer qualidade no qual o atleta português acabou por se lesionar. No seu confronto seguinte contra De Whit, um dos melhores atletas do mundo desta categoria que viria a disputar a final, Anri surgiu sempre diminuído no confronto, quer física quer mentalmente e acabou por ser afastado por falta de combatividade e de acumulação de erros grosseiros se atendermos ao nível desta competição.

Bárbara Timo

Bárbara Timo foi atraiçoada pela fraca qualidade do seu judogi e teve que interromper o combate para encontrar umas calças suplentes para substituir as originais. Neste seu primeiro e único confronto contra a sul-coreana Kim Seongyeon Bárbara revelou alguma da combatividade que lhe reconhecemos, mas que em Budapeste esteve ausente e, quando dominava a contenda foi surpreendida pela adversária acabando por perder por wazari já no período do Golden Score.

As quatro finais da jornada foram muito disputadas sendo de destacar os confrontos na prova feminina entre a atual nº 1 do Ranking Mundial Agbegnenou (Fr) e a nº 2 a japosesa Nabekura Nami que teve desfecho no Golden Score.

Agbegnenou (Fr)

Resultados

Final AGBEGNENOU, Clarisse (FRA) vs. NABEKURA, Nami (JPN)

Bronze Medal Contests BARRIOS, Anriquelis (VEN) vs. VERMEER, Sanne (NED) LESKI, Andreja (SLO) vs. KRSSAKOVA, Magdalena (AUT)

Por sua vez a russa Taimazova Madina surpreendeu ao vencer a campeã francesa e atual nº 1 do WRL Marie-Eve Gahie no final do quadro de qualificação e ter conquistado a medalha de prata, cedendo apenas perante uma Yoko Ono (Jpn) absolutamente dominadora no trabalho ao solo na final.

Yoko Ono (Jpn)

Resultados

Final TAIMAZOVA, Madina (RUS) vs. ONO, Yoko (JPN)

Bronze Medal Contests POLLING, Kim (NED) vs. VAN DIJKE, Sanne (NED)

SCOCCIMARRO, Giovanna (GER) vs. COUGHLAN, Aoife (AUS)

Na prova masculina, a final entre Hashimoto (JPN) e An Changrim (KOR), depois de uma disputa muito equilibrada, acabou por ser decidida numa desclassificação espetacular por ter ocorrido na sequência de uma técnica proibida que o atleta nipónico aplicou tendo colocado em risco o braço do coreano, mas num contexto competitivo que se compreende. Dois grande atletas, dois grandes competidores que deram à final muita emoção.

Hashimoto (JPN) e An Changrim (KOR)

Resultados

Final HASHIMOTO, Soichi (JPN) vs. AN, Changrim (KOR)

Bronze Medal Contests WANDTKE, Igor (GER) vs. SMAGULOV, Zhansay (KAZ) TURAEV, Khikmatillokh (UZB) vs. BOUCHARD, Antoine (CAN)

Finalmente, com a ausência na final do israelita Mugi, que foi remetido para a disputa da medalha de bronze que acabou por conquistar, De Whit (NED) e Grigalashvili Tato (GEO) concretizaram uma final de gigantes com o jovem atleta da Geórgia (21 anos) a vencer com um wazari que concluiu no solo com uma luxação.

De Whit (NED) e Grigalashvili Tato (GEO)

Resultados

Final GRIGALASHVILI, Tato (GEO) vs. DE WIT, Frank (NED)

Bronze Medal Contests KHUBETSOV, Alan (RUS) vs. IVANOV, Ivaylo (BUL) MUKI, Sagi (ISR) vs. LEE, Sungho (KOR)

O bloco das finais pode ser revisto no vídeo que a organização dispensa no final da jornada.

Fonte e imagens © FIJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *