INTERNACIONAL | Na Liga de Ouro JudoFit Kids, Diana Fradique fez brilhar Portugal

JUDO MAGAZINE | 17 de janeiro 2021 | Liga de Ouro JudoFit Kids| Editado 20 de janeiro 2021*

Ontem. dia 16 de janeiro, o judo dos mais jovens teve a sua festa internacional. Foram conhecidos os vencedores da Liga de Ouro JudoFit Kids, prova que envolveu milhares de judocas em todo o planeta.

Foram, segundo dados da Federação Internacional de Judo, 5400 contributos que deram entrada no sistema de competição com origem em 51 países do globo. Um resultado impressionante que confirma a adesão dos mais jovens a iniciativas bem organizadas, fora do tapete.

Diana Fradique foi a jovem judoca portuguesa que integrou o lote dos 17 vencedores tendo terminado num brilhante 4º lugar, logo a seguir Menna Elkholy dos EUA (3ª), a Marc Khayat de França (2ª) e à vencedora a britânica Paisley Savage.

Participação muito diversificada

Os jovens judocas da Eslovénia com 880 participações foram os grandes entusiastas da prova. Com os portugueses, que totalizaram 261 entradas, foram os representantes do continente europeu no Top 5 da competição que contou com a presença da Palestina na segunda posição , o que revela uma boa adesão ao judo naquele contexto político e social tão sui generis.

O Top 5 da prova – participações
Os jovens portugueses que participaram

A lista dos 17 vencedores é a seguinte:

Paisley Savage – Great Britain Marc Khayat -France Menna Elkholy – USA Diana Fradique– Portugal Liam R. – Slovenia Quintin-Reid Andrew-Fuller – Great Britain Marussia – Russia Ben Kafri – Israel Rodolfo Arce – Argentina Mostafa Tamer – Egypt Sam Large – Canada Nik Lozar – Slovenia Gazal .I – Palestine Aleks – Slovenia Tim Zore – Slovenia Hugo Goasdoué-Wallace – Canada Maryam – Palestine

Desafios verdes

É de assinalar um elemento particularmente inspirador nesta iniciativa, que procurou antes de mais incentivar os mais jovens, nesta situação de pandemia, a manterem a atividade física, que consistiu na apresentação de desafios relacionados com as questões ambientais e as alterações climáticas. Sabrina Filzmoser que é a Embaixadora da FIJ para esse domínio de atuação veio agradecer aos participantes o seu contributo, a par de atletas e outras figuras centrais do judo internacional.

Vizer um entusiasta

O judo é uma modalidade com uma presença em vários cenários internacionais, quer desportivos quer ainda sociais e até políticos no sentido lato do termo. De permeio das tarefas centrais que a instituição FIJ leva a efeito, o Presidente Vizer encontra sempre um tempo para dedicar às iniciativas dirigidas aos mais jovens que ele incentiva de forma persistente. Desta vez, no encerramento da Golden League JudoFit Kids, também esteve presente e saudou todos os jovens judocas e a “família do Judo” como costuma tratar a comunidade judoca internacional.

Marius Vizer, Presidente da FIJ

Esta iniciativa, marcada pelo sucesso e que poderá certamente vir a ter novas edições, teve a coordenação na Federação Internacional de Judo da Leandra Freitas que dedica a sua atividade principalmente ao judo dos mais jovens naquela instituição .

  • Editado 20 de janeiro 2021 | O nome da jovem judoca portuguesa, Diana Fradique que terminou no brilhante 4º lugar mencionado foi erradamente substituído pelo de Susana Martins, sua mãe, que fez o registo e suge na informação da IJF de forma inadequada. Da nossa parte um pedido de desculpas e os parabéns à Diana e à sua mãe.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *