INSTITUIÇÕES | IPDJ lança programa para apoio aos clubes

JUDO MAGAZINE | 29 de janeiro 2021 | Clubes | Apoio institucionais

Atingir o objetivo de uma população mais ativa que adota estilos de vida saudáveis promotores de uma melhoria da saúde, qualidade de vida e bem-estar são as metas centrais do Programa Desporto para Todos cujas candidaturas para apoiar clubes e associações acabaram de ser lançadas pelo IPDJ.

No judo, o tema do apoio aos clubes, tem emergido de forma persistente nos últimos meses e têm sido vários os atores da cena desportiva nacional que se têm pronunciado no sentido de não deixar morrer as estruturas de base que, por falta de receitas, estariam a agonizar.

De 29 de janeiro a 15 de março estão abertas as candidaturas à 1.ª fase do Programa Nacional de Desporto para Todos.

O IPDJ publicitou esta iniciativa, que nós iremos acompanhando na JUDO MAGAZINE, nos seguintes termos:

Um milhão de euros

“Para clubes desportivos, associações promotoras do desporto e outras entidades cujo objeto compreenda o desporto de base em Portugal.

No âmbito do Programa do Governo, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), financia clubes e associações desportivas no valor de um milhão de euros.

Atendendo à pandemia que o país atravessa, nesta edição, serão também consideradas elegíveis as despesas que suportem a realização das atividades em segurança no quadro da doença COVID-19.

Pretende-se, com este programa, continuar a reforçar o apoio à prática desportiva regular que promova a saúde e os estilos de vida saudáveis junto de todos os segmentos da população. O PNDpT privilegia os programas desportivos que promovem a inclusão social (minorias étnicas, população em situação desfavorecida, pessoas privadas de liberdade, crianças e jovens, população sénior, entre outras), a integração da pessoa com deficiência, a promoção da igualdade de género, a sustentabilidade ambiental e a mobilidade ativa, a inovação tecnológica e a proteção dos direitos humanos.

Brevemente, novas acndidaturas

O PNDpT já apoiou mais de 1 300 projetos, tendo o investimento total superado os 18 milhões de euros.

Durante os próximos meses serão abertas as candidaturas a federações desportivas que desenvolvam projetos de prática desportiva com  pessoas com deficiência e também a instituições de ensino superior para o desenvolvimento de investigação de acordo com critérios que oportunamente serão divulgados”.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *