AGENDA | Veteranos e anjos judocas em ação!

JUDO MAGAZINE | 1 de fevereiro 2021 | Veteranos

No próximo sábado dia 6 de fevereiro os veteranos do judo têm encontro marcado a nível mundial. A sessão terá lugar no ZOOM e assumirá o formato de treino coletivo.

Os dinamizadores entre ao quais consta Eduardo Rodriguez de Oviedo, Flórida, irão fornecer mais detalhes do evento muito brevemente. De qualquer forma o arranque está previsto às 11:am ET e os organizadores lançaram o desafio da reserva de agenda a todos os praticantes com idade mais avançada.

Fernando e Sara salvam Giovanni

Entretanto a Federação Internacional de Judo divulgou uma situação que necessariamente acolhe o aplauso de todos os judocas tratando-se de um gesto de salvamento marcado pela grande persistência e pela plena dedicação, depois de acidente grave que um estudante italiano teve com a sua mota.

O estudante de 19 anos, Giovanni Gottardi, foi vítima de um ataque cardíaco inesperado quando conduzia a sua scooter no regresso a casa depois de jantar com um amigo.
Por sorte, Fernando Marverti, judoca e instrutor de autodefesa da polícia italiana local, coloco-o em posição de segurança e fez uma massagem cardíaca, seguindo instruções detalhadas da operadora do serviço de emergência. Durante os primeiros 5-7 minutos o jovem não reagiu mas a persistência de Fernando e da sua mulher Sara acabaram por ter efeito. “Fizemos tudo o que podíamos para não deixá-lo ir antes que a ambulância chegasse”declarou o judoca-salvador.

Dever cívico e coragem

O jovem de 19 anos está sem recuperação na sua terra natal, Verona, após 5 dias em coma e várias cirurgias. Giovanni deseja retomar seus estudos no Instituto Técnico-Científico de Verona, assim que puder.

O pai do sinistrado adiantou emocionado “O meu filho está vivo graças à massagem cardíaca explicada ao telefone. Os dois anjos que trouxeram o meu filho de volta à vida, se não fossem eles, com um sentido elevado de dever cívico e sua coragem, Giovanni não estaria mais connosco”.

Fotos © IJF e Cartaz Ed Rguez

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *