ALMA JUDOCA | Falhou o coração de Khakhaleishvili

JUDO MAGAZINE | 11 de fevereiro 2021 | ALMA JUDOCA |

O campeão olímpico de judo do Barcelona1992, David Khakhaleishvili, faleceu aos 49 anos depois de uma luta prolongada contra um problema cardíaco. O campeão georgiano teve um derrame na sequência de uma cirurgia relacionada com um problema cardíaco.


Foi o primeiro atleta que levou a bandeira da Geórgia a ser hasteada nos Jogos Olímpicos depois de conquistar o ouro na competição masculina de judo na categoria de mais de 95 quilos, em Barcelona 1992.
Oa atletas das 12 ex-repúblicas soviéticas competiram sob a bandeira da Seleção Unificada, mas receberam as suas medalhas tendo como pano de fundo as suas próprias bandeiras e hinos nacionais.
O judoca foi ainda o primeiro porta-bandeira da Geórgia na cerimónia de abertura de Atlanta 1996.

Medalhas


Khakhaleishvili também conquistou três títulos europeus ao longo da sua carreira, nas categorias acima de 95kg e absolutos em 1993 e em mais de 95kg em 1996. Conquistou ainda medalhas nos mundiais, de prata e bronze em 1993 e bronze em 1995.

De acordo com a agência noticiosa Agenda.ge, Khakhaleishvili sofria de cardiomiopatia, uma doença cardíaca que afeta o músculo cardíaco e sua capacidade de fornecer sangue.
O Comité Olímpico Nacional da Geórgia expressou a sua profunda tristeza pela morte do grande campeão e expressou as suas sinceras condolências à sua família, bem como aos amigos, companheiros de equipa, a toda a comunidade olímpica e a toda a Geórgia.

Barcelona 1992

Fonte Insidethegames, Foto destaque © Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *