FORMAÇÃO | O treino de velocidade para o judoca
JUDO MAGAZINE | 9 de março 2021 | Formação | Alain Massart
Nada como situar os processos formativos em planos exploratórios no plano pedagógico. A inclinação de alguns formadores para estabelecerem as “verdades” à partida que terão que ser assimiladas pelos “formandos” é de todo pouco interessante.
Alain Massart apresenta-se nesta iniciativa de formação, que vai ter lugar em Aveiro, exatamente no campo oposto da ortodoxia mencionada. Coloca os domínios de progressão temática que vai desenvolver com abordagens alternativas e associa as dinâmicas de aprendizagem a debates e processos de reflexão por parte dos participantes. Um excelente sinal de abertura que os formandos irão por certo apreciar.
Ação de formação: O treino de velocidade para o Judoca.
por Alain Massart FCDEF-UC, formador
O conceito de velocidade é ambíguo na prática do Judo, as opiniões podem ser divididas entre os defensores dos uchi-komis incutidos pela escola japonesa e os defensores de métodos mais diversificadas, também suscetíveis de divisões em diferentes escolas.
Por um lado o olhar critico sobre um eventual excesso de uchi-komis, em prejuízo de outras formas de treino, tem sido objeto de desacordo entre treinadores, por outra parte no que concerne a velocidade, a própria noção que cada um tem deste conceito dificulta o debate.
Velocidade e resistência
De facto, quem pratica a nossa modalidade, particularmente em competição, vê-se confrontado com a necessidade de ser rápido, mesmo em estado de fadiga. Para este efeito o atleta necessita de desenvolver meios de resistência de velocidade, muitas vezes confundida com a velocidade que tem uma metodologia de treino diferente.
Na literatura sobre o treino desportivo, os conceitos de treino, tem tido por base modalidades como o atletismo e a natação, mais recentemente os desportos coletivos tem oferecido novos pontos de vista. Os métodos propostos não são específicos do Judo, e cada um faz o que pode para adaptar estes conceitos.
Clarificar conceitos
O objetivo desta acão de formação é clarificar os conceitos relacionados com o treino da velocidade, colocar o foco no verdadeiro treino de velocidade sem descartar a utilidade do treino de resistência de velocidade e procurar formas de treino mais adaptadas as necessidades do Judoca.
Os temas e debates propostos:
- O conceito de velocidade
- Metodologia do treino das velocidades
- Adaptação dos métodos de treino das velocidades ao Judo, quais os exercícios e qual a progressividade?
A ação de formação vai ter lugar no dia 14 de março e é organozada pela ADJA – Associação de Judo do Distrito de Aveiro.