LISBOA2021 | 700 nas mãos do LAC

JUDO MAGAZINE | 10-04-2021

As universidades são espaços de conhecimento e de investigação em domínios que tendencialmente são de importância fundamental para a vida em comunidade. Torna-se desta forma particularmente relevante a proximidade que a Universidade de Coimbra está a estabelecer com a área do desporto numa situação de crise sanitária e de pandemia.

Nessa relação interativa o judo está a ter um lugar de destaque o que prestigia a modalidade, sobretudo por ocasião de um grande evento como são os Campeonatos da Europa que arrancam já na próxima sexta-feira dia 16 de abril.

Colaboração com a alta competição

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, reafirmou esta relação virtuosa entre ciência e desporto na declaração que proferiu por ocasião da assinatura do protocolo com a FPJ – Federação Portuguesa de Judo reafirmando a missão das universidades no desenvolvimento social “É com muito agrado que a Universidade de Coimbra se tem assumido como parceira de federações de modalidades desportivas que têm alcançado importantes resultados internacionais nos últimos anos, como é o caso do Judo. Do controlo e monitorização de treinos à realização de análises clínicas, a UC tem colaborado com o desporto de alta competição com o mesmo crescente empenho com que tem promovido o desporto universitário na sua plenitude. Este Campeonato da Europa de Judo é mais uma oportunidade para fazê-lo e para colocar ao serviço da sociedade o nosso Laboratório de Análises Clínicas”.

O Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Universidade de Coimbra (UC) vai fazer testes de diagnóstico da Covid-19 a todos os atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e demais participantes no Campeonato da Europa de Judo, que vai decorrer em Lisboa, de 16 a 18 deste mês. O protocolo de colaboração entre a UC e a Federação Portuguesa de Judo, formalizando esta iniciativa, foi assinado ontem, numa sessão que decorreu na Sala do Senado da Reitoria da UC.

Fernandes valoriza UC

Por sua vez o Presidente da FPJ, Jorge Fernandes valorizou o apoio dado ao judo pela Universidade de Coimbra nos seguintes termos “A assinatura deste protocolo é o reconhecimento de todo o trabalho de grande qualidade que tem sido desenvolvido pela Universidade de Coimbra e de todo o apoio que tem  dado à federação  ao longo dos meses de pandemia. A UC esteve sempre presente nos Estágios desenvolvidos com os atletas de Alta Competição. Os técnicos do Laboratório da Universidade de Coimbra estarão também presentes em Lisboa, na próxima semana, no Campeonato da Europa de Judo”.

Fonte e fotos © Universidade de Coimbra e FPJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *