Lisboa2021 | Telma na final e João Crisóstomo disputa bronze

JUDO MAGAZINE | Campeonatos da Europa Seniores | 16 de abril 15h30

Uma manhã atribulada com a sensação, já quase obrigatória em provas com estas características, do copo meio-cheio e meio-vazio a baralhar a análise. O meio-cheio e mais marcante é a certeza de mais uma medalha para Telma Monteiro. O mito da “eterna medalha” nos Europeus continua e com uma vitalidade surpreendente. Telma não é uma campeã qualquer e a participação em mais uma final com esta importância torna-se um ritual do universo dos semi-deuses desportivos, quase não-humanos.

João Crisóstomo vai disputar a medalha de bronze na sua categoria e confirma de forma categórica um valor de há muito enfatizado. Um percurso de grande qualidade e uma fibra de campeão a vir ao de cima, são notas que ficam agora a aguardar por uma consolidação no pódio.

O copo meio-vazio tem mais a ver com os desejos não satisfeitos em relação aos e às restantes atletas, nomeadamente Joana Ramos e Catarina Costa que nos habitaram a uma presença em lugares cimeiros que desta vez não irão acontecer.

A adversária de Telma Monteiro na final dos -57kg é a eslovena Kaja Kajzer, 21 anos, 15ª do ranking mundial que ultrapassou a francesa Cysique na meia-final enquanto que o adversário de João Crisóstomo será Dzmitry Minkou, um bielorrusso que ocupa o 39º lugar no ranking mundial.

Fotos @ijf

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *