LISBOA 2021 | Os cinco trabalhos de Anri e o bronze de braço ao peito

JUDO MAGAZINE | Campeonatos da Europa de Judo Seniores | Lisboa 2021

Não foi feita justiça a Anri Egutidze que realizou um percurso até à meia-final nos -81kg com vitórias sucessivas sobre opositores de primeira linha mundial, Esposito, Khalmurzaev, Muki e na reta final foi quase impossível resistir à raiva de Parlati, vencedor de Tashkent e prata em Antalya, que pretendia um lugar na final. Sem medalha, sem pódio, fica a marca das vitórias inesquecíveis ao longo da jornada e a reconciliação do atleta com os adeptos da seleção que recuperaram confiança nas suas reais capacidades.

Bárbara Timo, quando venceu a espanhola Bernabeu na repescagem de uma forma categórica, com bom judo de ataque, recorde-se que pontuou wazari logo aos 12 segundos e que venceu com um ko-uchi.gari ou gake de grande precisão, demonstrou a sua intenção de não abdicar de uma medalha. A derrota contra Polling não a perturbou e no embate, para a medalha de bronze, contra a tomba-gigantes Lara Cvjetko a atitude foi determinante. A croata, no seu combate na fase das eliminatórias contra Marie-Eve Gahié, que acabou por vencer e consequentemente colocar a atleta nº 1 do ranking mundial fora da prova, deu nota de uma superioridade e de uma vitalidade competitiva que impressionaram. Timo , na disputa da medalha de bronze, marcou o ritmo e acabou por beneficiar, num combate muito disputado, de uma infração da sua opositora num ataque que colocou em perigo a integridade física da atleta lusa.

Temeu-se o pior sabendo que Bárbara Timo esteve em processo de recuperação durante alguns meses precisamente por lesão mum braço, mas os sinais finais da atleta no pódio indicavam um controlo absoluto sobre a situação.

Bronze para Timo e 5º lugar para Anri, mais uma jornada de excelência para o judo nacional, num Campeonato que revela uma forte dinâmica competitiva e por sinal, de tempos a tempos, surpresas em relação aos atletas de topo.

Bárbara Timo

Fotos © Rui Telmo Romão UEJ-FIJ serviço Media

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *