Calendário desportivo projeta atividades até dezembro

JUDO MAGAZINE | Agenda

A Federação Portuguesa de Judo divulgou o calendário das provas e de outras atividades da sua responsabilidade ou de envolvimento obrigatório da sua parte, sendo o período abrangido entre 29 de maio e 4 de dezembro de 2021. Nele constam quer provas nacionais quer internacionais. Neste período de preparação da retoma de atividades esta informação surge com particular importância para referenciar as diversas programações que dela dependem.

O Torneio Internacional de Cadetes da FPJ que se realizará em Coimbra nos dias 29 e 30 de maio abre este novo ciclo de provas e o Campeonato AS Nacional de Seniores e o CN Cegos e Baixa Visão encerram a programação.

Juvenis

Os pontos de encontro do escalão mais jovem da área competitiva da modalidade estão agendados, mas ainda sem local de realização.

27 e 28 de novembro são as datas estabelecidas para o Campeonato Nacional de Juvenis e para o Campeonato Nacional de Equipas Juvenis. A prova individual no primeiro dia e a coletiva no segundo

Cadetes

As datas do calendário dos cadetes são bem mais próximas e o quadro competitivo será nacional e internacional. Como indicámos nos dias 29 e 30 de maio, em Coimbra, terá lugar o Torneio Internacional de Cadetes FPJ e entre 17 e 19 de agosto decorrerão, na capital da Letónia, em Riga, os Campeonatos Europeus.

Os Campeonatos Nacionais de Apuramento para as Seleções têm data marcada para 23 de outubro e o Nacional de Equipas para 24 do mesmo mês. O local da prova ainda está por definir.

Juniores

As provas previstas para o escalão “Juniores” têm início a 3 de julho com a Taça Europeia de Judo (3 e 4) e no seu seguimento decorrerá o EJU Junior Training Camp. Ambas as atividades estão agendadas para Coimbra. Nestas iniciativas serão aplicados os protocolos de segurança sanitária indicados pela UEJ/FIJ (enquanto que na prova de cadetes do final de maio, serão apenas consideradas as orientações da Direção Geral da Saúde).

Em setembro, no dia 9 e até ao dia 12, terão lugar os Campeonatos da Europa, individuais e também por equipas mistas. O evento terá lugar na cidade de Luxemburgo, no Luxemburgo. Por sua vez o Campeonato do Mundo tem data marcada para Olbia, em Itália, entre 6 e 10 de outubro.

Seniores

O calendário dos seniores contempla a prova rainha, a prova de todas as provas, ou seja os Jogos Olímpicos de Tóquio com datas firmadas entre o 24 e o 31 de julho. Mas como é sabido o Campeonato do Mundo antecede a prova olímpica entre 6 e 13 de junho. Budapeste vai acolher a última oportunidade de pontuação para a presença nos Jogos do Japão.

As restantes provas do escalão contemplam a Taça K Kobayashi (que não se limita a seniores) no dia 25 de setembro. e os nacionais mencionados, o Campeonato AS Nacional de Seniores e o CN Cegos e Baixa Visão nos dias 4 e 5 de dezembro.

Veteranos e katas

Os veteranos têm encontro marcado em Cracóvia na Polónia para os Mundiais entre 15 e 19 de setembro, prova que será antecedida pelo Campeonato do Mundo de katas nos dias 13 e 14 na mesma cidade polaca.

O calendário da FPJ contempla ainda indicações de datas relacionadas com as atividades de arbitragem (Estágio nacional de Arbitragem, 18 e 19 de setembro), de graduações (Exames nacionais a 5 de julho) e a Assembleia Geral da Federação no dia 30 de outubro.

Foto © IJF Jorge Fonseca no Campeonato do Mundo 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *