Retoma na oficina marinhense

RETOMA | Maio 2021

João Teixeira fez connosco o ponto de situação da retoma da modalidade na Marinha Grande e adiantou outros elementos relacionados com diversas estratégias que são particularmente úteis nesta fase de reformulação das bases do planeamento, organização e animação dos treinos e atividades ligadas ao judo.

Abertura

Depois da implementação do modelo de treino JUD(ON, durante o confinamento,  onde mantivemos  a prática regular diária de todos os escalões de formação e competição recorrendo à utilização e potenciação das novas ferramentas tecnológicas em contextos virtuais de aprendizagem, de comunicação e interação, olhámos para a importância multidisciplinar do exercício físico  enquadrado no pilar da Promoção da Atividade Física e da Saúde numa dimensão biopsicossocial.

Neste contexto e baseados no papel educativo e formativo do Judo projetámos a retoma no território  da cidade vidreira, numa abordagem designada  de judo3RRR , Reajustada, Resiliente e Responsável. Considerando que o Judo é uma modalidade de alto risco, iniciámos a prática de todos os escalões de formação a 12 de abril, direcionando as ações para uma praxis de “baixo risco”, numa abordagem holística do exercício físico dando primazia ao trabalho individual sem contato físico, ao desenvolvimentos dos skills motores básicos, através da dotação do clube de materiais quer permitem de forma interatuante potenciar as fases sensíveis de aprendizagem .

Dimensão

O comprometimento na retoma fez-se de uma forma responsável indo ao encontro as diretrizes emanadas pela DGS. Para tal potenciámos os dois espaços que o clube dispõe, desenvolvendo com a equipa técnica,  estratégias pedagógicas, metodológicas e  motivacionais tornando a prática muito atrativa.

Temos tido uma procura enorme das nossas atividades neste novo modelo destinado à formação.

O grupo de competição, manteve sempre a sua dinâmica com trabalho em “bolha”, potenciando e aprimorando o seu nível de proeficiência, mantendo a sua carga genética focada no Judo.

O momento de planificação estratégica de área de atuação, antevê projetos de inovação social, projetos educacionais, Erasmus + e projetos científicos já no início de setembro, alargando  o espetro de atuação do Judo Clube da Marinha Grande

Medidas sanitárias

Este tem sido um dos pilares basilares de atuação do clube da Marinha Grande. Baseado nas diretrizes emanadas pela DGS, suportado pelo plano de contingência do clube e indo ao encontro da metodologia de intervenção têm sido planeadas, desenvolvidas e avaliadas um conjunto de medidas que visam a mitigação do SARS-COVID 2. – Criação de um vídeo ilustrativo

e de material promocional;

  • criação de imagem alusiva à retoma, para os percursos de circulação;
  • utilização de imagem do código moral do Judo através de autocolantes, para sinalizar a distância mínima entre cada aluno;
  • redução do número de alunos por turma,
  • aferição da temperatura;
  • hiegenização das mãos;
  • hiegenização dos materiais e do Tatami com Nebulizador de desinfeção Covid-19;
  • não utilização de balneários;
  • aplicação de testes testes rápidos antigénio de deteção do SARS-CoV-2

Competições

O grupo de trabalho com Elevado Potencial Desportivo ( competição) continua focado nos calendários nacionais e internacionais, incrementando ações de preparação no clube e nos estágios de cariz federativo realizados semanalmente em Coimbra.

Fonte: Judo Clube da Marinha Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *