O judo no Parlamento

INSTITUiÇÕES | Assembleia da República

As medalhadas e o medalhado nos últimos Campeonatos da Europa de judo realizados em abril passado em Lisboa, Bárbara Timo, Rochele Nunes, Telma Monteiro e João Crisóstomo, acompanhados por José Robalo, Diretor da Formação e das Seleções Nacionais, foram acolhidos na Assembleia da República pelos deputados que congratularam de forma simbólica o judo nacional pelo seu desempenho desportivo e organizativo.

A medalha de ouro de Telma Monteiro e as de bronze conquistadas pelos seus companheiros de seleção adquiriram um valor acrescentado ao estabelecerem uma ponte entre a modalidade e um quadro institucional mais amplo e mais representativo que é o Parlamento. Foram os eleitos pelo povo português que agradeceram e valorizaram os resultados de uma modalidade desportiva que influencia a vida de milhares de crianças, jovens, adultos, famílias no dia-a-dia no país.

O judo já viveu momentos institucionais fortes e significativos na sua história. Recorde-se que recentemente em janeiro de 2020 o Presidente da República condecorou Jorge Fonseca com o Grau de Comendador da Ordem do Mérito e o governo, pela mão do primeiro-ministro António Costa, atribuiu a Telma Monteiro a Medalha de Honra de Mérito Desportivo numa cerimónia que contou ainda com a presença do ministro da Educação e do Secretário de Estado da juventude e Desporto.

Mas, importa sinalizar com agrado que uma valorização coletiva (4 atletas e um dirigente) na casa da democracia marca uma diferença muito estimulante porque sendo o judo uma modalidade com valores se ele incorporar na sua cultura de fundo a liberdade e a democracia a par dos outros, ganhamos todos, o judo e os portugueses.

Fotos © FPJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *