Sandrine Billiet traz prata para Cabo Verde

INTERNACIONAL | Campeonatos de África – seniores

Dakar acolheu mais uma grande prova do judo internacional, no caso os campeonatos de judo – seniores – do continente africano que se realizaram de 20 a 23 de maio, com a presença de 40 países e 210 competidores. A Tunísia foi a grande vencedora com a conquista de 5 medalhas de ouro, 3 de prata e 6 de bronze. Nos lugares cimeiros, a seguir à nação tunisina, ocuparam o segundo e o terceiro lugar, respetivamente, Marrocos e a Argélia.

Três dos sete campeões africanos do setor masculino são argelinos (-100kg, -90kg e -73kg) enquanto que no setor feminino a Tunísia conquistou quatro títulos dos sete em disputa. Marroquinos e egípcios foram os grandes opositores dos tunisinos e dos argelinos tendo a seleção marroquina conquistado 2 títulos em masculinos e 2 em femininos enquanto que o Egito celebrou apenas o primeiro lugar em -66kg masculinos.

Países CPLP

Cabo Verde terminou em 9º lugar na classificação final sendo de destacar a medalha de prata de Sandrine Billiet em -63kg e a de bronze de Djamila Silva em -52kg. Uma participação com duas presenças no pódio que importa valorizar.

Moçambique também teve presença nas medalhas de bronze através de Kevin Loforte em -66kg. A sua compatriota Jacira Ferreira com uma 5ª posição em -52kg forneceu pontuação para a 14ª posição na geral.

Angola ficou logo na posição seguinte, na 15ª, contando com dois quintos e dois sétimos lugares, Diassonema Mucungui (5ª), Joaquina Carlos Silva (5ª), Maria Niangi (7ª) em femininos e Casimiro Bento em 7ª posição em masculinos.

Entretanto na prova coletiva os angolanos foram derrotados na repescagem por Marrocos e classificaram-se na sétima posição da geral.

Seleção Angolana de Judo consagra-se 7ª Classicada, por equipas, no Campeonato Áfricano de Judo 2021.

Foto : seleção de Angola, fonte IPON Angola. destaque © Sandrine Billiet IJF

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *