Foi dia de Telma, está tudo dito

BUDAPESTE 2021 | Campeonatos do Mundo de Judo Seniores

Com Telma já aprendemos a ir vivendo o percurso. A progressão acontece e sentimos força e segurança. E quando as coisas não correm como desejamos não desesperamos. Sabemos que se não foi, foi por pouco.

Com Tamaoki foi claro. A japonesa não apresentou um judo mais sofisticado ou mais competitivo que Telma. Mas cada combate é um combate. Perisic da Sérvia teve o mérito de resistir na repescagem e na disputa do acesso à medalha de bronze mas Telma impôs o ritmo e afirmou um judo inteligente e diversificado.

Todos sabemos que num Mundial o pódio é que conta e Telma não esteve lá. Mas fica a demonstração de uma forma de competir e de um estilo muito peculiar que valoriza a atleta lusa.

Para a história fica um espectacular ko-soto.gake sobre a búlgara Ilieva que nos recorda que o judo também é feito de técnicas de judo.

Como nos recorda a FPJ em forma de recapitulação:

FPJ

“O terceiro dia do Campeonato do Mundo de Judo – Budapeste 2021 cumpriu-se esta terça-feira, 8 de junho, com 3 Portugueses em ação. A capital da Hungria recebe até ao próximo sábado, 12 de junho, 664 Atletas(386 Masculinos e 278 Femininas) em representação de 118 Países.

Após Joana Ramos ter alcançado o melhor resultado português até ao momento (5º lugar) no segundo dia do evento, 3 Judocas Portugueses entraram nos tatamis com a ambição de fazer ainda melhor:

A Campeã Europeia Telma Monteiro (-57 kg) estreou-se na segunda eliminatória, onde derrotou a bulgara Ivelina Ilieva (22ª do ranking mundial), da Bulgária, com um ‘ippon’ marcado ao fim de um minuto de ‘golden score’. Somou a segunda vitória no combate seguinte, dominando e levando a jovem húngara Andrea Karman (118ª) a perder por acumulação de ‘shidos’. Nos Quartos-de-final, enfrentou a japonesa Momo Tamaoki, nº5ª do mundo. Após mais de 10 minutos de um combate equilibrado, numa altura em que ambas as atletas tinham 2 penalizações, o árbitro deu o terceiro ‘shido’ à portuguesa, afastando-a da meia-final. Nas repescagens, perante a jovem servia Marica Perisic (24ª do ranking), o confronto voltou a ser marcado pelo equilíbrio, a ser decidido perto dos 10 minutos e a ter o mesmo desfecho, com a Campeã Europeia a ser penalizada com o terceiro ‘shido’. Com este resultado, Telma Monteiro termina a sua prestação na 7ª posição.

Wilsa Gomes (-57 kg) e João Fernando (-73 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários, a russa Anastasiia Konkina (29ª) e o emiradense Victor Scvortov (19º), respetivamente.

Recordamos que a Seleção Portuguesa presente no evento é composta por 13 Atletas (8 Femininas e 5 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Bárbara Timo (-70 Kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze(-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

Os combates recomeçam esta quarta-feira, 9 de junho, com os atletas das categorias –63 kg feminina e –81 kg masculina a entrarem nos tapetes. Anri Egutidze (-81 kg) é o único representante luso neste dia, estreando-se na primeira eliminatória contra o montenegrino Nebojsa Gardasevic (110º). As eliminatórias começam às 09h00 (em Portugal Continental). 

Declarações

Telma Monteiro – 7ª classificada

“Só pode sofrer quem ousa tocar as estrelas. Mesmo sabendo que o objetivo da preparação são os Jogos Olímpicos, vim para lutar pelas medalhas. Dei tudo o que tinha hoje, mas não chegou para o que queria. Quando o dia chegar vou dar tudo, mas tudo do que tenho possibilidades de dar e vai chegar! Sem receio nenhum, posso assumir que o meu objetivo em Tóquio são as medalhas. Tenho lágrimas, não de tristeza, mas de vontade que tenho dentro de mim de ser melhor, de fazer mais e do quanto acredito que vou conseguir! Tenho zero receio de ‘falhar’, da desilusão, porque para chegar lá é preciso um coração forte, coração de quem quer. Porque quem não tenta, não sofre. Mas quem não tenta não sabe a riqueza de dar tudo de lutar por algo grande. A vontade que tenho é mais forte do que o que me pode parar! O meu foco agora é a prova mais importante do ciclo!  Oficialmente apurada para os meus quintos Jogos Olímpicos!  Obrigada a todos pelas mensagens e apoio! No fim, vamos sorrir!”

RESULTADOS DA JORNADA

Final Results 1. KLIMKAIT, Jessica (CAN) 2. TAMAOKI, Momo (JPN) 3. GJAKOVA, Nora (KOS) 3. STOLL, Theresa (GER) 5. DEGUCHI, Christa (CAN) 5. PERISIC, Marica (SRB) 7. KONKINA, Anastasiia (RJF) 7. MONTEIRO, Telma (POR)

Final Results 1. SHAVDATUASHVILI, Lasha (GEO) 2. MACIAS, Tommy (SWE) 3. CILOGLU, Bilal (TUR) 3. HASHIMOTO, Soichi (JPN) 5. HEYDAROV, Hidayat (AZE) 5. TURAEV, Khikmatillokh (UZB) 7. CASES ROCA, Salvador (ESP) 7. UNGVARI, Miklos (HUN)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *