Os oito samurais de Tóquio 2020

VÊM AÍ OS JOGOS (2) | Seleção nacional de judo

Na lenda Hiroko Yakushimaru a princesa que é protegida pelos oito guerreiros de uma antiga profecia não selecionou mulheres e homens, mas aqui nesta nova versão dos Oito Guerreiros, as mulheres até são maioria. Seis atletas mulheres e dois homens, um desequilíbrio que valoriza o judo feminino português.

Oito judocas portugueses, Catarina Costa, Joana Ramos, Telma Monteiro, Bárbara Timo, Patrícia Sampaio, Rochele Nunes, Anri Egutidze e Jorge Fonseca asseguraram a presença portuguesa nas competições de judo dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A atualização, desta terça-feira, do ranking de qualificação da Federação Internacional de Judo (IJF) clarificou a seleção dos atletas para Tóquio, nos 5 continentes.

Jorge Fonseca (-100 kg), bicampeão do mundo, e Telma Monteiro (-57 kg), medalha de bronze no Rio 2016, são os judocas lusos de maior notoriedade da comitiva que integra ainda Catarina Costa (-48 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Joana Ramos (-52 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Anri Egutidze (-81 kg).

As qualificações para os Jogos Olímpicos dependiam do Ranking Mundial (até ao 18º lugar) a par de outros critérios que estão estabelecidos como é o caso da presença de 14 atletas do país anfitrião (no caso o Japão) e a quota continental que é preenchida a partir de regras também pré-estabelecidas.

Recordemos que em JULHO de 2016 foi divulgada a seleção numa Gala Olímpica

Seleção Olímpica Rio2016 apresentada na I Gala Olímpica de Judo

Seleção Olímpica Rio 2016 foi apresentada oficialmente no dia 29 de junho, durante a I Gala Olímpica de Judo, realizada no Clube Petit Palais em Lisboa.

Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Célio Dias (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) são os judocas que vão representar Portugal na 31ª Edição dos Jogos Olímpicos de verão. Miguel Vieira (-66kg/B1) é o primeiro representante de judo português nos Jogos Paralímpicos.

O evento foi apresentado pela atriz Cláudia Vieira e contou com presença de muitos convidados da família de judo: atletas, treinadores, dirigentes, árbitros bem como jornalistas e amigos da modalidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *