Europa dos jovens ataca Cernache

INTERNACIONAL | TAÇA DA EUROPA DE JUDO – JUNIORES

Coimbra acolhe a Taça da Europa de Juniores que contará com a participação de 330 atletas oriundos de 27 países europeus. Portugal país organizador apresentará uma seleção com 58 atletas enquanto que os restantes países trazem comitivas mais reduzidas, com exceção de Espanha que colocará 39 judocas em competição.

A União Europeia de Judo, em parceria com a federação nacional, irá supervisionar a prova que decorre nos dias 3 e 4 de julho nos termos habituais destas competições com os pesos mais leves no primeiro dia e os mais pesados no seguinte.

Os cuidados com a pandemia de COVID-19 mantêm-se na íntegra e as regras de acesso ao recinto desportivo, localizado em Cernache, são as mesmas das provas anteriores.

O que vai na alma dos jovens judocas?

Ouvimos uma atleta que irá participar logo no primeiro dia da competição, Raquel Brás, assim como os seus treinadores, para simbolicamente dar voz ao trabalho de treino e de preparação que foi efetuado por dezenas de cadetes e juniores que agora se apresentam num palco europeu.

Para Raquel esta participação tem uma finalidade central que se prende com “ganhar experiência, porque é mais uma oportunidade para reforçar as minhas capacidades e progredir na minha preparação para futuros resultados que já defini”. Raquel recordou “todas as competições têm uma preparação específica e nesta dei particular atenção à corrida e ao foco mental. Estar a competir em juniores obriga-me a uma concentração muito elevada”.

Quanto a resultados a jovem atleta do Sport União Sintrense não hesita em referir que o 1º lugar está sempre na sua cabeça “é para isso que trabalho” adiantou, mas pareceu-lhe, atendendo ao nível expectável da prova que “um 3º ou 5º lugar seriam positivos”.

Atleta com atitude e garra

Filipa Cavalleri que a par de Renato Kobayashi é treinadora da Raquel adiantou-nos alguns elementos para conhecermos melhor o seu perfil e a sua evolução:

“Raquel Brás, 17 anos, pertence ao escalão de cadetes, é uma das nossas judocas que vai estar presente na Taça da Europa de Juniores, este fim de semana, em Coimbra. A Raquel começou a praticar Judo aos 4 anos, no Clube Nacional de Ginástica, pela mão do Mestre António Geraldes.

Desde cedo, demonstrou um entusiasmo grande pela prática do Judo e hoje é uma atleta em franca ascensão no seu escalão, na categoria de – 57kg. No treino, é muito empenhada e focada. Segue atentamente os conselhos técnicos dos seus Treinadores, Filipa Cavalleri e Renato Kobayashi, e é um privilégio treinar atletas com essa atitude e garra. Estamos juntos a construir o seu futuro, dia a dia.

Para já, o seu próximo objetivo é alcançar a melhor prestação possível num escalão superior ao dela. Sabemos o seu valor”.

Raquel Brás

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *