Os clubes apresentam-se, continuamos no Minho. Judo Clube de Valença

ANUÁRIO JM DOS CLUBES DE JUDO | 004, 005 e 006 | Editado por Carlos Ribeiro JM

Judo Clube Valença, o judo na fronteira

Argentina Sousa | Presidente da Direção

Temos atletas que foram campeões nacionais e contamos em 2020 com 156 judocas dos 4 aos 78 anos, portugueses e galegos e em pandemia, só uma atleta é que não parou de treinar, Joana Morgado, que treinava todos os dias e nos fins de semana desde Agosto de 2020 ia treinar com a Seleção nacional em Coimbra e desde Maio, por opção do clube, só estamos a dar aulas para judocas com mais de 13 anos e estamos com 50 atletas, pertencentes às Escolas de Valença, Monção e Paredes de Coura.

José Manuel Pereira de Paredes de Coura

Em 2014 com alguns problemas de saúde e que teria de praticar um desporto e porque não o judo que era o seu sonho. E assim foi, a alegria gratificante de partilhar o tatami com o seu filho e ter um crescimento gradual, ficar no pódio no campeonato nacional de veteranos e tirar o curso de treinador de grau I, no qual se encontra em estágio no clube da sua terra e em preparação para o seguinte sonho que é conseguir o cinto preto juntamente com o seu filho.

O Judo Clube de Valença (Juvalença), associação juvenil com 31 anos de idade, fundado por portugueses e espanhóis, inserido na Eurocidade Valença-Tui.

Após estes anos o Juvalença, sente-se orgulhoso de olhar para o seu passado e relembrar toda a sua história.

O Juvalença organizou vários Torneios e Estágios Internacionais em que participaram personalidades importantes na história do Judo; Torneios Quadrangulares; Ligas Internacionais de Clubes Luso Galega; Campeonatos Zonais e outras Atividades Culturais, tais como, o Dia do Bom Judoca.

Projetos

  • No ano de 2001 iniciamos com um projeto social que ainda hoje levamos a cabo, contactando famílias mais carenciadas e dando apoio psicológico, educativo, social, escolar e desportivo aos seus filhos;
  • Desde 2015 temos o projeto no pré-escolar, nos Jardins de Infância do concelho de Valença, onde todos os alunos têm aulas de judo.
  • Desde 2019 projeto Judo para todos na APPACDM e fomos vencedores na 2ª edição das Candidaturas do Orçamento Participativo Jovem, OPJ 2018, com o projeto em Desporto Inclusivo, que está ser levado a cabo este ano, com aulas para Alunos de educação inclusiva e especial nos agrupamentos de escolas dos concelhos de Valença, Monção e Paredes de Coura;
  • Para além de campanhas de sensibilização, tais como, apanha de lixo e as cãominhadas, que são passeios e oferta de produtos alimentares para os cães dum canil local, angariação de fundos para uma ONG internacional e bens para um Orfanato do distrito.

Recebemos em 2013 uma Medalha Municipal de Mérito do Município de Valença e em 2014 o Trofeu Minhoto Coletivo como Clube de Destaque em Valença.

JUDO um sonho realizado

Vamos falar de uma história de quem diz que nunca é tarde para começar.

José Manuel Pereira de Paredes de Coura foi muito novo para França e no fim da escola via os alguns indivíduos “vestidos com um fato branco e um cinto amarelo. Não sabia nessa altura qual era modalidade ao certo, mas era com certeza uma arte marcial”, mais tarde descobriu que era judo e ai surgiu a curiosidade e a vontade de praticar judo, mas que por dificuldades económicas os seus ais não deixaram.

Depois de quase duas décadas, voltou a Portugal, casou e teve um filho. Quando este fez 6 anos, devido a bullyng na escola resolveu colocá-lo no judo, sendo o Juvalença o clube mais perto, tendo ele acompanhado e vivido de perto o desenvolvimento do filho na modalidade.

Com a sua perseverança de levarmos o judo para Paredes de Coura, em 2007 em parceria com o CNC – Clube de Natação e Cultura realizamos esse objetivo. Em 2014 com alguns problemas de saúde e que teria de praticar um desporto e porque não o judo que era o seu sonho. E assim foi, a alegria gratificante de partilhar o tatami com o seu filho e ter um crescimento gradual, ficar no pódio no campeonato nacional de veteranos e tirar o curso de treinador de grau I, no qual se encontra em estágio no clube da sua terra e em preparação para o seguinte sonho que é conseguir o cinto preto juntamente com o seu filho.


projeto nos jardins de infância 

– no princípio fizemos uma proposta ao Município de Valença para darmos aulas nas escolas primárias e também nos jardins de infância, ficaram com alguma dúvida porque a vereadora não sabia muito bem como eram as aulas, o que era o pré-judo e ficou com um bocado de receio, mas foi dado mesmo assim início ao projeto. Iniciamos como um projeto gratuito durante um ano letivo e realmente tanto os professores, encarregados de educação e próprios os alunos, inclusive o filho da vereadora, deram um excelente  feedback à camara. Como nas escolas primárias teria que ser através das AEC’s não era possível, então ficamos só a dar as aulas aos jardins de infância em sistema rotativo, damos aulas, um trimestre para escola e eles fazem rotatividade com outras disciplinas que que é dança e piscina;

Orçamento Participativo Jovem (nacional

Esta candidatura é nacional, foram aprovados 7 projetos em 2018 e o nosso ficou em terceiro lugar, a candidatura só foi feita para três concelhos do distrito de Viana do Castelo para Valença, Monção e Paredes de Coura. O que o IPDJ nos tinha dito é que se fosse um projeto com bons resultados e que se tivéssemos uma boa recetividade pelas escolas seria um projeto para alargar para o distrito Viana do Castelo, mas aí já não seria como candidatura através do IPDJ mas através de um projeto financiado pelos municípios, se eles aceitassem.

Fundadores


Os fundadores do clube foi o Mestre José Oliveira da Associação de Judo Distrito Viana do Castelo e também uma família, um casal Francisco Lopes Ortiz e Maria Cristina Huerva Luesma e dois filhos Juan Francisco Lopez Huerva e Maria Cristina Lopez Huerva que abriram um ginásio em Valença, GymValença ,que foi a primeira sede do nosso clube.

José Oliveira

Fundador Francisco Lopez Ortiz

– O Juvalença nasceu há trinta e poucos anos, nas instalações do Gymvalença. Foi uma iniciativa pioneira e um exemplo de colaboração desportiva lusogalaica.

– Os meus fihos, Paco e Cris, pertenciam ao clube Jucamo de Tui (cidade galega do outro lado de Valença). Quando abrimos o GymValença, pusemos-nos em contacto com o Mestre Oliveira de Viana do Castelo, que mos apoiou em tudo e com uma extraordinária vocação.

– Foram anos muito bonitos

  • Assim nasceu o Juvalença, com o judoca Manuel Presa e o Mestre Jose Oliveira.  

Colaboração entre Tui e Valença

– Sim fomos pioneiros. O futuro estava a apostar na colaboração entre Tui e Valença, num momento em que não existia a Euro-região, nem a Eurocdade Valença – Tui. Fizemos história e antecipámos o tempo.

– Alegro-me muito que deis continuidade a algo que nasceu com muita ilusão e que já faz parte da história desportiva das nossas duas cidades.

Fotos © Judo Clube de Valença e citados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *