Sistema tático no XXV Clinic ANTJ

AGENDA | Formação de treinadores

Gafanha da Nazaré acolhe Clinic ANTJ-2021 em setembro

O atleta olímpico (Atlanta 1996) e atual Diretor Técnico da Federação Galega de Judo, Roberto Naveira, é o cabeça-de-cartaz do XXV Clinic | 2021 que a ANTJ – Associação Nacional de Treinadores de Judo organiza no início de setembro em Ílhavo. O encontro de formação conta com o apoio e a colaboração da Câmara Municipal local, da ADJA – Associação Distrital de Judo de Aveiro e ainda, para além da própria Federação Portuguesa de Judo, da Associação de Árbitros de Judo de Portugal.

O preletor e especialista espanhol, que é graduado em 6º Dan e que foi 8 vezes campeão nacional em Espanha, orientará as sessões da primeira jornada (sábado 4 de setembro) e na segunda (domingo dia 5) encerrará com uma sessão prática o Clinic depois de Nuno Carvalho ter animado uma sessão teórica sobre arbitragem durante uma hora ao início da manhã.

O programa que a ANTJ divulgou tem vários atrativos, desde o tema central relativo ao sistema tático que será desdobrado pelo orientador em subtemas e em sessões teóricas e práticas, até ao ambiente natural dominado pela frescura marítima que a Gafanha da Nazaré proporcionará aos participantes. São pois vários ingredientes de qualidade que compõem, mais uma vez, o já tradicional Clinic da associação nacional dos treinadores cuja realização esteve esteve interrompida devido à pandemia.

Roberto Naveira traz para este fórum formativo uma reflexão sobre o sistema tático que valerá a pena explorar nestas jornadas orientadas para o desenvolvimento de competências dos treinadores nacionais. Os pontos que o formador internacional considera relevantes podem ser resumidos em algumas ideias-força.

Transversalidade

Roberto Naveira adianta “O Sistema Tático Básico é transversal a qualquer forma de fazer judo, sendo clara a sua adaptabilidade a qualquer judoca:

  • tipo de kumikata,
  • tokui-waza,
  • técnica para o lado contrário,
  • técnica de ashi-waza,
  • técnica de gonosen-waza,
  • etc.

Este sistema deve construir-se desde as idades mais jovens (juvenil, cadete).

Sobre a A Resolução de Situações de Combate Roberto Naveira preconiza que a“Resolução de Problemas está intimamente ligada à capacidade de adaptação a diferentes adversários e contextos de combate, o que permite maior sucesso na execução de técnicas, tais como:

  • kumikata do mesmo lado ou lado contrário,
  • encadeamento pé-solo e solo-pé,
  • etc.

Tomada de decisão

Para Naveira “Está aqui em causa uma melhor aplicação do próprio judo em função das características do adversário. Quanto à “tomada de decisão”, esta pode ser determinante para a obtenção da vitória. Os judocas melhor apetrechados em termos técnico-táticos, e mais experientes, resolvem melhor os problemas do combate. O treino em circuito, através de métodos que envolvem o treino repetitivo, apresentam-se como uma importante opção a ter em conta” resumiu o formador internacional do Clinic organizado pela ANTJ.

Arbitragem acompanha o tema

Nuno Carvalho que preside à Comissão de Arbitragem da FPJ e é membro da Comissão de Arbitragem da União Europeia de Judo abordará o tema da tática na sua relação com o judo negativo. O olhar dos árbitros sobre o desenvolvimento de estratégias e de táticas de combate surge aqui como relevante para um claro aprofundamento por parte dos treinadores que irão estar presentes, da temática central.

O encerramento ao fim da manhã de domingo, dia 5 de setembro, será antecedido por um período de 3 horas de trabalho prático que certamente procurará constituir-se como um espaço de aplicação das abordagens teórico-práticas dinamizadas por Roberto Naveira e por Nuno Carvalho.

O Clinic 2021 realiza-se no pavilhão desportivo da Escola Básica da Gafanha da Nazaré (Ílhavo) estando previsto o alojamento num dos hotéis de Aveiro.

Rui Veloso atual Presidente da ANTJ e Carlos Ramos Vice-Presidente da associação são os contactos práticos a serem utilizados pelos candidatos à participação neste importante encontro de formação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *