Judo integra movimento de melhoria do associativismo em Viana do Castelo
AGENDA | Debate em Viana do Castelo no Sport Clube Vianense
As coletividades são a base de inúmeras interações sociais que reforçam o sentido de comunidade nos territórios. Surge, desta forma, particularmente importante o envolvimento das estruturas do judo na dinamização de iniciativas locais neste sentido. A Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo deu nota de uma ação realizada em cooperação com a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto (CPCCRD)que pode ser exemplo para outras áreas territoriais do país.
Decorreu no Salão Nobre do Sport Clube Vianense, um dos clubes de referência do distrito, um Debate sobre o tema “REFORÇO DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO LOCAL E NACIONAL”.
O encontro foi promovido pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto (CPCCRD), em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC) e do Sport Clube Vianense (S.C.Vianense) entre outros, através das responsáveis distritais Laurinda Figueiras e Vanda Pêgo, que levaram a cabo esta iniciativa na capital do distrito.
Dinamizar o associativismo
Tem a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC) contribuído para dinamizar e desenvolver, não só a modalidade de que é responsável, como a formação em geral e neste caso concreto o associativismo, em parceria com todos os clubes seus filiados do Alto Minho até ao Baixo Minho.
O evento enquadra-se nas ações que
A CPCCRD tem desenvolvido, por todo o país, com o objetivo de fomentar, unir, informar, capacitar e promover o associativismo nas suas mais variadas áreas de intervenção.
A iniciativa foi aberta a todas as coletividades do distrito com o objetivo claro de se discutir o associativismo popular, no seu todo:
- como nos encontramos
- o que queremos
- que desafios
- que adaptações nos esperam
para a sua continuidade firme e reforçada numa realidade cada vez mais imprevisível e globalizada.
António Bessa de Carvalho, Vice-Presidente da CPCCRD e responsável da CPCCRD pela Zona Norte, foi o moderador de uma mesa composta por ilustres e experientes dirigentes associativos:
- Adelino Soares, Responsável do Gabinete Norte da CPCCRD
- José Oliveira, Presidente da Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo
- Nuno Barbosa, Hinoportuna
- Rui Pedro Silvam, Presidente do Sport Clube Vianense
que deram o seu precioso contributo e lançaram reflexões e ideias para o debate, que se alargou à audiência.
Fazer frente às mudanças
A discussão com os seus pares, a diversidade e pluralidade de ideias, a (in)formação, a partilha, o trabalho em rede (nacional e internacional), as parcerias colaborativas, a comunicação e a divulgação do trabalho desenvolvido, foram temas discutidos e incontornáveis para o movimento associativo fazer frente às mudanças de paradigmas que se vêm a verificar nos últimos tempos.
Houve ainda tempo para se abordarem as questões burocráticas e legais a que os dirigentes estão sujeitos, assim como da importância na capacitação de novos dirigentes para reforçar e dinamizar um movimento associativo que se quer cada vez mais presente na sociedade de forma ativa, responsável, (in)formado e energético.
Uma ação abrangente direcionada para todas as coletividades e que lançou a semente para outros encontros, criando sinergias de âmbito distrital que irão, sem sombras de dúvidas dar frutos muito brevemente.