Estudo da FPJ investiga atitudes dos pais

JUDO LAB | Estudo da FPJ

Conhecer melhor as dinâmicas, as atitudes, as formas de agir daqueles que influenciam de forma intensa e significativa a participação dos setores mais jovens nas atividades da modalidade eis a finalidade de um estudo que a Federação Portuguesa de Judo está a promover, fazendo apelo aos clubes para que contribuam no processo de recolha da informação.

Luís Monteiro, Coordenador do Planeamento, Periodização, Controle e Avaliação da Seleção da FPJ, supervisiona cientificamente a iniciativa e dará seguimento à informação que será recolhida através de inquérito por questionário. O responsável técnico da federação reafirmou à Judo Magazine a importância deste tipo de estudos para a realização de futuras ações tais como campanhas de comunicação – marketing, entre outras.

Investigar para agir com conhecimento de causa

” O estudo da Federação Portuguesa de Judo está em andamento. Já registámos uma trintena de respostas ao Inquérito que estamos a dinamizar através de um questionário online”.

A informação essencial da iniciativa foi divulgada pela FPJ nos seguintes termos:

Os pais no centro do estudo

Este estudo, pretende ser finalizado em 2021, e tem como objetivo perceber a forma do pensamento dos pais, em relação à escolha da prática do judo.

É necessário e importante saber porque as crianças escolhem o judo como atividade desportiva e como podemos incentivá-los ainda mais a participar e permanecer no judo como um desporto que beneficia o seu desenvolvimento.

O grande papel é jogado pelos pais e a sua atitude em relação ao judo. Para melhor podermos planear o desenvolvimento da modalidade, precisamos conhecer a atitude das pessoas em relação ao nosso desporto.

O objetivo deste estudo é determinar:

  • (1) A atitude dos pais de jovens judocas em relação ao desporto de judo;
  • (2) As razões pelas quais inscreveram os seus filhos na prática de judo;
  • (3) O contentamento com a escolha do judo como desporto, como atividade para os seus filhos; e
  • (4) determinar se existem diferenças entre mães e pais nos valores/atitudes em relação à prática do Judo, pelos seus filhos.

Metodologia

A amostra envolverá o maior número de pais de jovens judocas provenientes de vários Clubes de Judo a nível Nacional.

Neste estudo iremos utilizar um questionário on-line, com os itens classificados numa escala Likert, de uma versão modificada da escala de atitudes, em relação à avaliação do judo, adaptada à população portuguesa.

A FPJ pretende realizar e divulgar os resultados em Ações Nacionais para Treinadores. Ainda com os resultados deste trabalho, pretendemos:

  • (1) Criar estratégias de maior captação de jovens para os Clubes e para o Judo federado; e
  • (2) Apresentação dos resultados em Conferências Nacionais.

A FPJ apela à colaboração dos clubes na divulgação junto dos pais e do preenchimento deste Questionário:

Link a partilhar

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *