Bélgica, Índia, Rússia, Quirguistão e Cazaquistão na primeira leva

CAMPEONATO DO MUNDO DE JUNIORES – OLBIA | ITÁLIA

Os dados estão lançados para a o Mundial de Olbia, o sorteio realizado hoje na cidade italiana que acolhe o Campeonato do Mundo de Juniores ditou os primeiros confrontos dos atletas portugueses com judocas dos quatro cantos do mundo. Dos oito competidores lusos inscritos na prova 5 entram em cena no primeiro dia da prova (amanhã) colocando uma grande pressão na primeira jornada para os portugueses.

Raquel Brito na categoria de peso de -48kg terá por primeira adversária a belga Jente Verstraeten, atleta bem conhecida da algesina, que participou na Taça Europeu de juniores em Coimbra em julho passado e que ocupa o 26º lugar do ranking mundial dos juniores. Neste plano importa relembrar que a representante portuguesa nos -48kg ocupa a 17ª posição e terminou em 5º lugar no Campeonato da Europa de juniores de setembro passado.

Já em -60kg, na competição masculina, Bernardo Tralhão terá por opositor o atleta da Índia Jatin Jatin e, se passar a primeira eliminatória, encontrará no caminho um atleta turco, Karahan que venceu a Taça Europeia de Judo de Sarajevo.

Em -66kg André Diogo enfrenta no seu primeiro combate o russo Abrek Naguchev, um atleta com apenas 19 anos mas com muita rodagem nos circuitos internacionais. Campeão do Mundo de cadetes em 2019 e vencedor da Taça Europeia de Poznan no mesmo ano, Abrek veio a Coimbra em Julho do ano passado conquistar a medalha de prata na Taça Europeia de Juniores disputada em Cernache. Nesta categoria de peso o segundo português Miguel Gago competirá contra o atleta do Quirguistão Sultan Zhenishbekov que ocupa o 136º lugar no ranking mundial-juniores.

Em -52kg Teresa Santos passa diretamente para a segunda eliminatória onde terá que enfrentar a judoca do Cazaquistão Kundyz Zhylkbay, 19ª do ranking mundial e vencedora da Taça Asiática (Macau) de Cadetes em 2019.

Na rota de Teresa Santos poderá estar Giulia Carna a italiana que foi medalha de prata no Europeu de Cadetes de 2021 e que foi sétima no Europeu de juniores de setembro passado.

Os restantes atletas, que não entram em competição no primeiro dia, Teresa Trindade, Joana Crisóstomo e Rodrigo Boavida irão enfrentar atletas da África do Sul, de Porto Rico e dos Países Baixos.

A prova pode ser seguida em direto através da transmissão  https://live.ijf.org/ e o hastag da prova para as redes sociais é #JudoJuniors.

Fotos IJF© | Destaque Raquel Brito e Assunta SCUTTO

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *