Albicastrenses em destaque no VII Open António Morais

VIDA DAS ASSOCIAÇÕES | ADJCB | Alcains

fonte ADJCB | Editado CR-Judo Magazine

VII Open António Morais marca o regresso das competições no distrito

Neste domingo, dia 10 de outubro, a Associação Distrital de Judo de Castelo Branco regressou às competições com a organização de uma prova que obedeceu a um plano de contingência exigente e que respeitou todas as normas da Direção Geral de Saúde.

Desta forma, foi levado a efeito uma competição que tinha sido cancelada em junho passado devido ao aumento de casos de infeção em várias regiões do nosso país. Com o atual controlo dos efeitos da Pandemia Covid-19 em Portugal a entidade que regula o judo no distrito de Castelo Branco organizou o VII Open Internacional Mestre António Morais, um torneio que se destina a homenagear uma figura central da promoção e do desenvolvimento do judo no distrito.

Esta competição internacional, que envolveu os escalões de juvenis (sub 15) e cadetes (Sub 18), realizou-se no Pavilhão Gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente em Alcains. Nesta edição, participaram 100 atletas de diversos clubes em representação de várias zonas e regiões do nosso país e ainda 65 atletas de dois clubes de Espanha (Madrid e Getafe). Participou também a Seleção Regional Espanhola da Extremadura.

Três clubes de castelo Branco

Os 165 jovens atletas competidores foram acompanhados por 39 treinadores e apoiaram a realização da prova 15 árbitros e 20 membros da organização local.

A testagem à Covid-19 iniciou-se a partir das 8:30 h a todos os atletas, treinadores e equipa de organização. Logo de seguida realizaram-se as pesagens tendo a competição iniciado pelas 11:30 h.

Do Distrito de Castelo Branco participaram 3 clubes, Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH) com 11 atletas, Academia de Judo de Castelo Branco (AJCB) com 2 e Atlético Clube Fundanense (ACF) com 3.

Competidores do distrito em evidência

Os competidores do distrito estiveram em alta e grande evidência, com a conquista de 5 medalhas de ouro com Maria Inês Bernardino (-48 kg juvenil da AEJAH), Eduardo Sousa (+81 kg juvenil da AEJAH), Denisa Grecu (-48 kg Cadete da AEJAH), Adriana Torres (-63 kg cadete da AEJAH) e João Pedro Alves (-81 kg cadete da AEJAH), 3 medalhas de prata com Carlos Gregório (-55kg juvenil da AEJAH), Beatriz Dias (-63 kg juvenil da AJCB) e Matilde Gonçalves (-48 kg cadete da AEJAH) e ainda 3 medalhas de bronze com Núria Canarias (-48 kg juvenil do ACF), Beatriz Fradique (-63 kg juvenil do ACF) Ângela Carriço (-57 kg cadete da AEJAH).  Eduarda Martins (-57 kg cadete da AEJAH) classificou-se num honroso 5º lugar.

Participaram ainda Beatriz Pedro (-52 kg juvenil) da AJCB, Mário Serrano (-60 kg cadete) e Afonso Dias (-73 kg cadete) da EJAH e Pedro Oliveira (-60 kg cadete) do ACF.

Pódio com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes

Em equipas, Benfica nos Cadetes, Sotillo nos juvenis

No que respeita aos prémios de equipas dos diferentes escalões e de acordo com os resultados finais de todas as categorias de peso os resultados referente às Equipas Cadetes foi o seguinte, 1ª Lugar – Equipas – Sport Lisboa Benfica (90 pontos), 2ª Lugar – Equipas – Federação Extremenha de Judo (75 pontos) e de realçar a brilhante prestação da equipa beirã que alcançou 3ª Lugar – Equipas – Associação Escola de Judo Ana Hormigo (60 pontos). Nos resultados por Equipas Juvenis, destaque para o 1ª Lugar – Equipas – Judo Clube Sotillo (55 pontos), 2ª Lugar – Equipas – Sport Lisboa Benfica (50 pontos) e 3ª Lugar – Equipas – Judo Clube Lisboa (45 pontos).

De referir que esta competição internacional foi antecedida por um estágio competitivo e por um jantar de convívio com vários treinadores estrangeiros e do distrito e ainda dirigentes de vários clubes. A Federação Portuguesa de Judo esteve representada pelo Presidente da Direção, Jorge Fernandes e pelo Vice-Presidente Sérgio Pina. No dia os dirigentes federativos participaram na atribuição dos prémios aos vencedores.

A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco demonstrou com a organização desta prova a sua capacidade de promover o judo no seu território e de atrair inúmeras pessoas à região sendo que este evento já contou com público nas bancadas.

Fotos fonte© adjcb | José Duarte

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *