Equilíbrio nos resultados e desportivismo no tapete, a retoma do judo nos Açores

VIDA DAS ASSOCIAÇÕES | Açores | AJAA | Campeonatos Regionais de Judo 2021

Retoma do Judo nos Açores

por José Maria Bettencourt Araújo

A Escola Secundária da Atalhada, na cidade da Lagoa, foi este fim-de-semana palco dos Campeonatos Regionais de Judo 2021. A competição contou com a participação de judocas femininos e masculinos nos escalões etários: Juvenis, Cadetes e Juniores. Estiveram em competição cento e sete judocas em representação do Judo Clube de São Jorge, do Clube de Judo de Angra do Heroísmo, do Clube de Judo da Praia da Vitória, do Judo Clube Ramo Grande, do Judo Clube da Lagoa, do Clube de Judo da Ribeira Grande e do Judo Clube de Ponta Delgada.

A organização foi da responsabilidade da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores que implementou um Plano de Contingência em conformidade com as normas em vigor, emanadas da Autoridade Regional de Saúde. As competições decorreram em “bolha”, isto é, após o teste negativo á Covid 19, tendo entrado na área do recinto desportivo destinada aos competidores e demais intervenientes no processo competitivo (árbitros e restante staff de apoio á prova), não se podia sair. Quem o fizesse seria expulso do recinto desportivo.

Prova regional organizada pela AJAA

O improviso inspirou alternativas

O Plano de Atividades para 2021, da AJAA, tinha os Campeonatos Regionais de Juvenis, cadetes e Juniores agendados para o primeiro trimestre do corrente ano. Infelizmente só agora se reuniram as condições para a sua realização em segurança. Pelo caminho ocorreram algumas desistências. Os clubes que utilizam instalações desportivas da região, em especial os que têm sede nos concelhos e ilhas mais fustigadas pelo Covid passaram por longos períodos de interregno. O improviso, à boa maneira portuguesa, permitiu encontrar alternativas que minoraram o impacto da situação criada pela pandemia sem por em risco a saúde própria e pública.

Foi pois num contexto que se quer de pós pandemia, numa época atípica, que os judocas Açorianos disputaram o título de Campeão Regional nas várias categorias de peso dos respetivos escalões etários. Os que almejaram o referido título terão participação assegurada nos Campeonatos Nacionais.

Respeito e desportivismo

A prova decorreu num ambiente descontraído, sem casos. Com os vários competidores em busca do melhor resultado possível. O respeito e o desportivismo que caracteriza a modalidade fez-se presente.

Medalhas atribuídas, por escalão etário, aos atletas dos vários clubes em prova.

JuvenisCJAHJLagJCSJCJRGJCPDJCRGCJPV
1º lug.0310230
2º lug.2020020
3º lug.1013001
CadetesCJAHJLagJCSJCJRGJCPDJCRGCJPV
1º lug.1402110
2º lug.2101110
3º lug.0010111
JunioresCJAHJLagJCSJCJRGJCPDJCRGCJPV
1º lug.1312100
2º lug.0110010
3º lug.1100010

Os resultados, como atestam as grelhas com a distribuição de medalhas por clubes, não evidenciam a supremacia de um clube sobre os demais. Nota-se sim algum equilíbrio. Com todos os clubes a arrecadar pelo menos uma medalha.

Fotos AJAA | Destaque medalhados Cadetes

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *