Avós com queda para o judo

VIDA DOS CLUBES | Judo Clube da Marinha Grande

A relação do judo com o desenvolvimento social é um tema inesgotável. Basta repescar a importância dos valores na formação dos jovens ou as iniciativas relacionadas com a inclusão e apoio social que os clubes de judo promovem. A plena convicção que a modalidade é intrinsecamente inclusiva fica consolidada, mas existem outras áreas de atuação que validam a afirmação produzida.

O judo envolver-se no terreno do envelhecimento ativo ou acompanhado associando-se a entidades que querem promover a qualidade de vida dos mais idosos é matéria surpreendente. Mas então observemos o que nos vem de Leiria e Fátima pela mão do Judo Clube da Marinha Grande:

Inovação social

Avós(z) do Judo” marcou presença na conferência relativa aos fundos europeus para a área da inovação social, promovida pelo Departamento de Pastoral Social da Diocese de Leiria-Fátima realizada no passado dia 29 de outubro.


A iniciativa destinada aos órgãos dirigentes e colaboradores das instituições particulares de solidariedade social (IPSS), pretendeu sensibilizar e informar as instituições sobre as áreas de intervenção no âmbito da Inovação Social.
O Judo Clube da Marinha Grande representado por João Teixeira foi convidado pela representante regional do Programa Portugal Inovação Social (Portugal 2020) Alexandra Neves para apresentar o projeto que tem a concurso ” Avós(z) do Judo”. Esta iniciativa pretende desenvolver ações inovadoras com a população sénior utilizando o judo como elemento minimizador do impacto das quedas nos idosos. Uma equipa multiidisciplinar organizada em Brigadas ao Domicilio assegurará uma mentoria junto dos avós para que eles atinjam os seus objetivos.

João Teixeira | Leiria – Marinha Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *