A energia contagiante da atleta paralímpica Teresa Perales medalhada 27 vezes

VALORES NO DESPORTO | Atletas de referência

A Euronews entrevistou Teresa Perales e a mensagem da atleta assume um valor universal indo bem para além do desporto que ela pratica, a natação. Trata-se de um tema particularmente desafiante porque Teresa Perales reflete sobre as dimensões motivacionais exteriores e interiores dos competidores nas situações de exigência particularmente elevada.

“Teresa Perales tem ultrapassado todas as expetativas. Depois de ter perdido o uso das pernas aos 19 anos, tornou-se a atleta paraolímpica mais condecorada da Espanha, com 27 medalhas.

euronews: “De onde vem essa força interior?”

Teresa Perales: “Essa força vem de dentro. É a motivação. É muito bom quando nos dizem: ‘vai, tu és capaz’. Mas quando treinamos, estamos sozinhos, não temos as pessoas a torcer por nós. Por isso é importante que cada um de nós encontre a força interior, a razão pela qual fazemos as coisas. Eu faço as coisas porque gosto, por paixão, porque adoro competir, adoro ganhar e sonho com a possibilidade de subir ao pódio”.

euronews: “Há alguns anos, escreveu um livro chamado A força de um sonho, onde fala sobre a necessidade de haver não só um treino físico, mas também emocional. As emoções podem ser treinadas?”

( ler resto da entrevista em Euronews ou ouvir em Youtube)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *