Os abraços de Cernache

NACIONAL DE VETERANOS | Cernache| Coimbra 14 novembro 2021

Vêm dos quatro cantos do país. São treinadores, dirigentes, árbitros que no dia-a-dia fazem viver uma modalidade que se alimenta dos seus saberes, das suas experiências e da sua organização como atores estruturantes do judo a nível nacional.

Mas neste dia vestem um sorriso de adolescentes. Metem saco desportivo às costas, realizam para si próprios o que regularmente recomendam aos seus atletas “não esqueças disto e daquilo, separa bem o judogi branco do azul, uma ou outra ligadura, pode fazer falta…”. E fazem-se ao caminho.

Quando chegam, entre os abraços e as leves colisões de punho cerrado que servem agora de cumprimento, fazem notar uma satisfação impar do reencontro. Alguns fazem das palmadas nas costas, de quem abraçam, um teste de boa condição física do outro. Tudo serve para reafirmar: estamos cá!

Medalhas, fotos e muito mais

No final há pódios, há medalhas, há fotografias para mais tarde recordar, há bandeiras de clubes e de associações, há infiltrados em fotos de grupos fechados, há selfies com medalhas levantadas ao céu e há campeões, vice-campeões, medalhados.

No final há ainda umas castanhas, uns petiscos de circunstância, uns copos e sobretudo uma boa conversa, num convívio informal que Cernache também proporcionou.

Os juvenis abriram este ciclo da vida do judo nacional em Cernache e lançaram uma espécie de magia e de nova energia numa modalidade que ainda vive o rescaldo e o teste final da sua resiliência face à adversidade da pandemia. Os veteranos vieram acrescentar emoção e maturidade reforçando um espírito de fair-play e de cooperação no meio dos objetivos competitivos que um Campeonato nacional sempre comporta.

Imagens avulsas da Jornada

Algumas imagens da jornada, não-exaustivas e captadas de forma casuística, sem qualquer critério de seleção específico. Foto de destaque, (escolha) as várias gerações e os sorrisos de Cernache.

Fotos dos clubes ©

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *