Cristal da Marinha brilha em Budapeste

VIDA DOS CLUBES| Judo Clube da Marinha Grande | Site da IJF

Não é todos os dias que clicando em www.ijf.org, o espaço global de comunicação da Federação Internacional de Judo, que encontramos o judo português em destaque. Os campeões e os atletas lusos internacionais são presença habitual e mais recentemente a Federação Portuguesa de Judo tem sido valorizada nesta plataforma de informação, com excelentes referências.

Já não é o caso dos clubes e dos restantes protagonistas da sociedade portuguesa ligados ao desporto que aparecem raramente nas informações relevantes, o que coloca a notícia sobre o Dia Mundial do Judo com enfoque em Portugal e na Marinha Grande num destaque que constitui motivo para satisfação e contentamento dos judocas portugueses.

Um país unido pelo desporto

Para Leandra Freitas, que representou a IJF na cerimónia de comemoração do Dia Mundial do Judo na cidade vidreira, este divulgação das iniciativas realizadas em Portugal no palco internacional da IJF tem um significado muito especial “É com muito orgulho que vejo o meu país unido pelo desporto. Quero destacar a valorização que é realizada pelos seus mais importantes protagonistas dos valores do judo e de iniciativas fundamentais para o desenvolvimento humano e social. Veja-se o exemplo da campanha “Diz não ao racismo.

Judo, ferramenta educativa

Para a atual dinamizadora dos programas internacionais da IJF, dirigidos a crianças em todo o mundo “Foi gratificante ver crianças a dirigirem-se a adultos e a descreverem o judo e os seus valores, melhor que ninguém. Isto também revela que nós, na IJF, estamos a passar com êxito a mensagem aos membros das federações nacionais e a todos os envolvidos nas ações como os clubes e os treinadores. As palavras de Jigoro Kano continuam a influenciar as nossas vidas e estamos a educar as gerações futuras. O judo não é só um desporto é uma ferramenta educativa para nos tornarmos pessoas melhores e acrescentarmos valor à sociedade“.

O Judo Clube da Marinha Grande e os diversos parceiros institucionais do território marinhense encontraram, também por esta via, uma forte compensação para um trabalho prolongado e esforçado em torno do Dia Mundial do Judo que teve o grande mérito de colocar os judocas de tenra idade a dinamizar as diversas fases da iniciativa, uma marca das ações que o clube local promove de forma regular em torno da ideia-força do judo como modalidade próxima das comunidades e promotor da inclusão social.

Imagem/recorte da International Judo Federation, referente à comemoração do Dia Mundial do Judo https://www.ijf.org/…/entire-portuguese-sport…15 nov 21

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *