Uma 4judo forte, na relação com os judocas, as famílias e a comunidade local

VIDA DOS CLUBES | Gala de Graduações na 4JUDO – Aveiro

A sincronização é quase perfeita. O som denso do acordeão bate certo com a queda do judoca que acaba de ser projetado. No pavilhão desportivo da escola do Eixo, em Aveiro, penetra uma brisa argentina que pais, judocas e público presente incorporam com ar festivo.

Nesta fase o chefe de orquestra é César Ramos. O judoca veterano aveirense que todos respeitam e admiram liberta com arte os sons do instrumento musical que ele domina com perícia. A Gala de Graduações da Associação 4Judo, um agrupamento de clubes de judo que promove o desporto, a modalidade e a inclusão social, está a começar.

A jornada realiza-se num formato misto. Há judo, com demonstrações, festa, entrega de prendas, medalhas e cintos e cerimónia, com a presença institucional de representantes de entidades locais como foi o caso da Câmara Municipal de Aveiro.

Uma equipa de jovens graduados, com o apoio de praticantes de longa data, apoiam Nuno Vieira na operação sempre delicada de fazer que “corra tudo bem”. Quando tal se justifica as palmas vindas do público relembram que estão todos envolvidos e que a gestão dos riscos da pandemia não impediu que o calor de uma proximidade condicionada enfraquecesse o espírito dominante: o judo aveirense está em festa e as graduações são um momento importante da progressão dos judocas que regularmente treinam nos diversos clubes do 4JudoProject.

A Festa

A entrega de medalhas, de prendas e de cintos

Com os mais graduados a acolherem e a apoiaram os jovens judocas na transição do cinto anterior para aquele que passarão a usar nos próximos treinos, a chamada um a um, uma a uma, para receberem o seu novo cinto colocou todos os atletas e pais na expectativa. Tratou-se de um momento de importância maior. Para os mais pequenos as opiniões repartiram-se sobre o que terá sido mais aliciante, se receber a medalha, as prendas, ou o novo cinto.

De qualquer forma todos e todas valorizaram o momento que certamente ficará registado nas memórias.

As demonstrações de judo

Uma sequência de exercícios e de katas proporcionaram aos presentes na Gala de Graduações um contacto visual muito dinâmico de aspetos técnicos relevantes que aliás estão intrinsecamente associados às graduações e à progressão desejada dos praticantes nos diversos ciclos de desenvolvimento. Para que os resultados desportivos tenham qualidade e consequentemente para que nas competições os atletas obtenham bons resultados, esta dimensão da preparação técnica é essencial.

Os prémios de mérito e a valorização institucional

Foram muito os judocas a ser premiados e valorizados por resultados obtidos a nível regional, nacional e internacional. As instituições presentes reforçaram essa valorização através de uma entrega exaustiva de medalhas que foram entregues a atletas, pelo seu desempenho individual, mas também a equipas que conquistaram posições cimeiras em provas de âmbito regional.

Um grupo coeso com um espírito de cooperação permanente

Fotos © JUDO MAGAZINE

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.