Novas regras para o ciclo olímpico e o fim do seoi-nage invertido

INTERNACIONAL | IJF

Como afirmou o Diretor Desportivo da Federação Internacional de Judo Vladimir Barta “Novo ciclo olímpico, novas regras”, sendo agora estabelecidas novas orientações para vários aspetos da organização das provas do judo internacional com destaque para as regras de arbitragem. Nestas são introduzidas pequenas clarificações em domínios tão diversos como as pegas, o arranjo dos judogis e dos cabelos das atletas durante o combate sendo ainda reformuladas valorizações em matéria de pontuação com destaque para o seoi-nage invertido, adora penalizado com shido.

As alterações terão sido decididas na base de propostas que emergiram das estruturas do judo a nível mundial e as recomendações tiveram como principal preocupação a proteção física dos atletas e a sua segurança enquanto competidores.

Nas regras de organização e participação nas competições foi reafirmado o sistema de qualificação para os Jogos Olímpicos que vigorou para Tóquio 2020. A data limite para estar ou não em Paris será 30 de junho de 2024.

Judogis à venda

Por outro lado a saga dos judogis continua. As apertadíssimas regras para as dimensões e pormenores de confeção dos judogis, que obrigam a uma acreditação técnica das marcas produtoras, vão ter agora eco na vertente comercial já que todo e qualquer atleta que terá que fazer passar os seus judogis (branco e azul) com 48 horas de antecedência da competição na qual pretende participar poderá sempre comprar um exemplar alternativo com o apoio do organizador e do fornecedor local e não ser excluído da prova. No casaco a parte abaixo do cinto passará a ter 25 cm em vez dos atuais 20 cm.

Regras preventivas de lesões

As regras de arbitragem vão ser objeto de disseminação sendo de destacar as penalizações para as situações de maior risco de lesão como as quedas com apoio nos cotovelos ou mãos por parte do uke, as projeções com apoio da cabeça no tatami para concluir a ação e o seoi-nage invertido que não permite o controle da queda por parte do uke.

Imagens fonte IJF, vídeo de divulgação. Com Neil Adams.

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.