Jovens judocas são mentores de meninos autistas na Marinha Grande
JUDO INCLUSIVO | Projeto A(Judo) | Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.
A(Judo) – A cidadania Ativa e participativa do Grupo Equipa de Judo do Desporto Escolar
Artigo coletivo dos Jovens Repórteres do Judo da Marinha Grande
O projeto A(Judo) tem como objetivo potenciar e articular de forma consertada, dinâmica e regulada a prática sistemática de judo adaptado utilizando a metodologia de mentorias. O projeto é dirigido para os alunos da Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.
Estimular o relacionamento interpessoal
Através do programa de mentorias A(judo) pretende-se estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação, no ambiente de interajuda, identificando alunos (mentores) que, se disponibilizam para apoiar os seus pares acompanhando-os de forma comprometida no desenvolvimento das competências motoras básicas, na melhoria da motivação, na interação com os pares, na sociabilização, comportamento e melhoria da autoestima.
Os alunos mentores, pertencem ao Grupo Equipa de Judo do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e as atividades desenvolvem-se no Judo Clube da Marinha Grande.
Pesquisar no Google
“Quando recebemos a proposta, para trabalhar com meninos autistas, por parte do professor João Teixeira, a primeira coisa que nos passou pela cabeça foi ir ao google e perceber alguns dos cuidados que teríamos de ter para lidar com estes meninos especiais. Também demostrámos algum medo e isso notou-se na primeira vez que entrámos no tatami com os nossos novos judocas.
No início foi difícil
No início foi difícil, mas depois de os conhecermos, sabermos o que eles gostam foi mais fácil interagir com eles.
Trabalhar com estes meninos é uma experiência única e um enriquecimento muito grande para a vida.
Estamos a adorar, pois eles também nos ensinam muitas coisas.