Não esperávamos esta participação explosiva

VIDA DAS ASSOCIAÇÕES | Torneios em Lisboa 12 e 13 de fevereiro 2022

Para Carolina Costa, Presidente da Associação Distrital de Judo de Lisboa, esta prova constituiu uma viragem na atividade da associação e dos clubes da região da capital. Que mais se poderá acrescentar ao sentimento de felicidade e de motivação plena. O judo em Lisboa voltou a acelerar.

“Um fim-de-semana espetacular, um autêntico Ippon ao Covid!” foi assim que Carolina Costa exprimiu a sua satisfação. Num curto balanço, a dirigente associativa adiantou-nos as principais referências das jornadas do fim-de-semana.

Por Carolina Costa

Carolina Costa | Presidente da ADJL

A ADJLx já tinha organizado a sua primeira prova de 2022 no dia 23 de Janeiro com o Torneio Open de Juvenis que foi um pouco tímido para o que é habitual.  Compreende-se pela situação pandémica que existia à data da competição. Mas as provas deste fim-de-semana foram, ao invés da antecedente, muito participadas. Esta nova realidade deixa-nos felizes e motivados para continuar o nosso trabalho. Foi um fim-de-semana bem-sucedido.

Torneio Zonal de Juniores – 12 de fevereiro

Esta prova revestiu-se de duas particularidades:

  • Foi a primeira competição na qual as novas regras de arbitragem foram aplicadas, tendo sido uma prova de fogo para atletas, árbitros e treinadores.
  • Este ano o Torneio Zonal de Juniores era facultativo dado não ser necessária a sua realização para o apuramento para o Campeonato Nacional.

Tivemos, contudo, uma grande adesão por parte dos clubes e uma prova bastante competitiva, com judo de grande qualidade, o que enriqueceu a prova. Foi uma grande oportunidade de competição “pós” pandemia importante para os nossos atletas testarem o seu judo com as novas regras, antes do Campeonato Nacional. Foi também importante para os nossos árbitros a oportunidade de arbitrarem e se adaptarem às novas regras. Todos ficámos a ganhar com a sua organização.

Torneio de Benjamins, iniciados e infantis – 13 de fevereiro

Esta prova foi surpreendente com a participação de 300 judocas. Numa altura em que ainda se falam de números Covid quando decidimos organizar a prova para os mais pequeninos não esperávamos esta participação explosiva.

Vimos a felicidade estampada nos rostos das crianças e das suas famílias e mostra bem a vontade do retorno à normalidade.

Tivemos em cima do tapete atletas de vários clubes, não só de Lisboa mas também de várias regiões do país, que trouxeram alegria e boa disposição ao tatami. Obrigado a todos pela participação pois contribuíram para o sucesso desta prova. Foi um grande ippon ao Covid!

Fotos ©AJDLx | Editado CR-JM

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *