Centro de treinos nos Açores para vencer a insularidade

VIDA DAS ASSOCIAÇÕES | Projeto Centro de Treinos

por José Maria B. Araújo | Açores

A AJAA elaborou um projeto designado de Projeto Centro de Treinos assente num conjunto de iniciativas que visam contribuir para a concretização dos objetivos a que a Associação de Judo Arquipélago dos Açores se propõe, para os próximos 10 anos.

Este projeto, tem por desígnio “Vencer a Insularidade”, promovendo intercâmbios entre os vários clubes das várias ilhas, procurando que todos evoluam e progridam de forma consistente. Espera-se que existam ganhos nas várias vertentes e, entre elas, a melhoria do nível técnico e tático dos judocas açorianos.

Estão previstos cinco momentos anuais de concentração regional distribuídos pelas três ilhas (São Miguel, Terceira e São Jorge). De acordo com o Plano elaborado pela AJAA “As datas destes momentos serão estrategicamente escolhidas de forma que encaixem em alturas certas da preparação dos atletas para os seus Campeonatos Nacionais. Será nestes momentos de concentração regional que o apoio da Federação Portuguesa de Judo surgirá como particularmente importante. O envio de equipas nacionais, fará com que o nível destas ações se torne mais elevado, dando aos nossos atletas a possibilidade de treinarem com os competidores mais fortes do país, bem como serem orientados pelos técnicos nacionais”.

O Projeto Centro de Treinos tem por objetivo último a criação condições para a formação de futuros atletas olímpicos. Com vista à concretização deste objetivo está prevista a participação de judocas açorianos, que reúnam condições para o efeito, em concentrações de âmbito nacional e internacional.

A par das concentrações anuais previstas para os Juvenis, Cadetes e Juniores, o referido projeto prevê, igualmente, o regime do Atleta Interno no Centro de Treino de Judo, em São Jorge, para judocas Cadetes e Juniores que se integrem nas iniciativas Jovens Talento Regional ou Alto Rendimento.

O Coordenado do Projeto Centro de Treinos é o Diretor Técnico da AJAA, o treinador André Soares quel conta com a colaboração dos seus pares que fazem parte do Conselho Técnico, da mesma associação, na dinamização do projeto a nível de ilha.

Neste quadro a Associação de Judo do Arquipélago dos Açores já levou a efeito, entre os dias 25 e 27 de Fevereiro, o primeiro de cinco Estágios de Competição previsto para 2022. O palco desta ação foi o Ginásio da Escola Secundária Domingos Rebelo e teve como alvo os Escalões de Formação, nomeadamente, os Juvenis, os Cadetes e os Juniores. Participaram cerca de 70 competidores da região.

José Maria B. Araújo | Açores

Fotos © AJAA

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.